domingo, 29 de dezembro de 2013

Schumacher sofre acidente de esqui na França e corre risco de morte

 

Schummi está em coma em um hospital na França



O maior campeão da história da Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher sofreu um grave acidente de esqui nos Alpes Franceses no início da manhã deste domingo (29) e está em coma. Schumi teve um trauma ao bater a cabeça em uma pedra e foi levado de helicóptero ao hospital Moutier.

Schummi se envolveu em grave acidente nos Alpes Franceses e está em coma. Foto: Agência Reuters

Em seguida, ele foi encaminhado a outro hospital, em Grenoble. Segundo a assessoria do ex-piloto, Schumacher está em coma, em "estado crítico". Schumacher "sofreu um traumatismo craniano grave com coma e foi submetido imediatamente a uma intervenção neurocirúrgica", diz o comunicado.

De acordo com o diretor-geral da estação de esqui, Christophe Gernignon-Lecomte, o ex-piloto esquiava em uma área fora da pista, caiu e bateu a cabeça em uma pedra.

Schumacher estava de capacete no momento em que sofreu o acidente. Segundo o diretor-geral da estação, os socorristas atenderam o alemão oito minutos após a queda.

A porta-voz de Schumacher, Sabine Kehm, disse que o heptacampeão não estava sozinho quando sofreu a queda e acrescentou que ninguém mais se envolveu no acidente. De acordo com a emissora France Info, o ex-piloto estava acompanhado de seu filho Mick, de 14 anos.

O alemão tem uma casa na estação de Méribel, que faz parte do conjunto conhecido como "Os Três Vales", um dos centros de esqui mais conhecidos dos Alpes franceses.

Cinco esquiadores morreram neste fim de semana na França, todos praticando o esporte fora das pistas oficiais. As autoridades do país pedem prudência aos esquiadores devido às condições meteorológicas ruins.

Fonte: Diário do Nordeste

Momento é o ideal para proteger o seu dinheiro

A orientação dos especialistas aos investidores é para que fiquem onde estão e não se aventurem
A hora é mais de proteção do dinheiro já investido que de mudanças à procura de rentabilidade mais interessante. O recado de especialistas em investimento vale principalmente para o aplicador que insistiu em manter o dinheiro ancorado em opções conservadoras, como caderneta de poupança e fundos, ainda que em alguns meses a inflação mais alta que o rendimento tenha levado parte do capital.

A poupança e os fundos DI são opções que podem não ser as mais competitivas em rentabilidade no mercado, mas são adequadas ao cenário atual FOTO: TUNO VIEIRA
Primeiro, porque o investidor não tem para onde levar o dinheiro. As opções de renda variável, como ações, ouro e fundos atrelados a esse segmento, também têm decepcionado o investidor. E, segundo, porque as mudanças que podem pintar na economia americana tendem a provocar efeitos também por aqui, com novidades em dólar e juros, principalmente.

Uma possível decisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano), de reduzir ou suspender a oferta de dólar aos bancos dos EUA pode provocar uma alta da moeda americana no mercado doméstico. Se esse movimento do dólar pressionar a inflação, o Banco Central poderia manter o ciclo de alta da taxa básica de juro, a Selic.

Transição
Especialistas veem, portanto, este fim de ano e o início do próximo como período de transição em que o investidor mais conservador deve ficar quieto onde está, principalmente em caderneta e fundos DI. São opções que podem não ser as mais competitivas em rentabilidade no mercado, mas são adequadas ao momento, porque oferecem mais facilidade de mudança diante de novidades que podem surgir mais à frente. "Dessa forma, o que me parece interessante são aplicações como fundos atrelados à Selic, ao CDI e à inflação. Como a tendência é de que subam, o investidor estará protegido e terá retorno um pouco mais atrativo", destaca o economista Delano Macedo, do Banco Petra.

Com o que concorda Ênio Arêa Leão, da consultoria Arêa Leão. "Diante do cenário que se desenha, devemos ser conservadores, a fim de preservar o valor dos investimentos, sobretudo aplicações vinculadas à inflação", emenda.

A caderneta de poupança, remunera com juro mensal fixo de 0,5% mais a variação da Taxa Referencial (TR) - regra antiga da poupança e que vale, agora, com a Selic superior a 8,5% ao ano -, rendimento que vai direto para a conta do investidor. O fundo DI tira mais proveito do juro alto, mas o rendimento que é creditado na conta, que deveria seguir a variação da Selic, tem desconto de imposto de renda e taxa de administração. Em geral, o rendimento da caderneta e do fundo DI anda em linha. Com o juro básico em 10% ao ano, calculam especialistas, a vantagem só pende em favor do DI em aplicação superior a 180 dias e taxa de administração abaixo de 1% ao ano.

Renda fixa deve seguir instável
São Paulo/Fortaleza Considerada uma aplicação segura, a renda fixa - poupança, títulos públicos, Certificado de Depósito Bancário (CDB), debêntures e fundos de renda fixa, por exemplo - também oferece risco, que passaram a ser mais perceptíveis neste ano em função da mudança na política de juros. Em 2013, o aumento do juro básico (a taxa Selic), de 7,25% em março para 10% ao ano em novembro, fez com que os títulos prefixados - cuja taxa de retorno é definida no momento da compra - tivessem fortes perdas.

Isso ocorreu devido à chamada "marcação a mercado", mecanismo que atualiza diariamente o valor do título pela diferença entre a taxa de juro do momento e a de emissão do papel. Com a alta do juro, os prefixados (taxas menores) tiveram desconto elevado implicando prejuízo aos fundos e aos donos de papéis. Para se ter uma ideia, no caso dos títulos mais longos, como as NTB-B (indexadas à inflação mais taxa prefixada) com vencimento em 2035, as perdas em maio chegaram a 20%.

Pós-fixados ganham força
Como a perspectiva é de que a Selic continue subindo, avalia o economista Delano Macedo, e se estabilize até o fim de 2014 em 10,5% ou 10,75% ao ano, conforme prevê o mercado, o ideal é investir em papéis pós-fixados que acompanham a oscilação da taxa. "Aplicações pós-fixadas que estejam atreladas à inflação e CDI também são positivas para o ano que vem", avalia. Outra recomendação é montar uma carteira que contemple papéis de longo e de curto prazos.

Taxas de administração
Para os especialistas, uma taxa de administração elevada também ajuda a corroer o ganho do investidor no segmento. Portanto, esta deve ser levada em consideração antes de aplicar. Geralmente, taxas de administração mais baixas são oferecidas aos grandes aplicadores, sendo possível, assim, obter rendimentos melhores mesmo em um ambiente difícil.

Títulos privados
Já os fundos de renda fixa com títulos privados em carteira tiveram desempenho melhor em 2013 do que aqueles só com papéis públicos. Esses títulos têm mais risco - o de calote da empresa -, por isso pagam mais ao investidor.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Conmebol divulga estádios aptos à final da Libertadores

 

3 dos 5 brasileiros na competição poderão sediar uma final 


Neste domingo (29), a Conmebol divulgou em seu site oficial, um comunicado que possui a lista dos estádios aprovados para receber a final da Copa Libertadores de 2014. Assim como nos últimos anos, a capacidade mínima exigida continua de 40 mil lugares. Das 38 equipes que estarão presentes no torneio, 16 não devem utilizar suas casas, se chegarem à decisão.

Além da final, a Conmebol também definiu que os estádios devem possuir até 10 mil pagantes na fase de grupos e até 20 mil entre as oitavas de final e as semifinais.

Mineirão recebeu o segundo jogo da final da Copa Libertadores de 2013 Foto: Reuters

No entanto, a Conmebol abre uma brecha em seu próprio regulamento. Abaixo da tabela, a entidade publica um texto dizendo que os alguns estádios ainda podem entrar na lista da final. "Os estádios que não figuram na tabela anterior (com os 17 estádios), mas que tenham sido sedes de jogos de Eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa, Campeonatos Mundiais e Campeonatos Continentais, poderão ser utilizados nas Finais da Copa Bridgestone Libertadores, com prévia autorização do Comitê Executivo da Conmebol", disse o comunicado.

Com a decisão da entidade, três das cinco equipes brasileiras poderão realizar uma final em casa. Arena Grêmio (Grêmio), Maracanã (Flamengo e Botafogo) e Mineirão (Cruzeiro) foram liberados pela Conmebol. Atual campeão da Libertadores, o Atlético Mineiro teve de jogar a final da competição contra o Olimpia na "casa" do Cruzeiro, já que o estádio Independência possui capacidade para 20 mil pessoas.

Situação curiosa vive o Atlético Paranaense. O clube tem mandado seus jogos no estádio Durival de Britto, de apenas 20 mil lugares, e não conseguiria jogar uma possível decisão no local. Caso a Arena da Baixada fique pronta a tempo, é possível que a equipe mande a final para sua casa. Sede da Copa do Mundo, o estádio terá 42 mil lugares e deve ser reinaugurado até março. A lista completa dos estádios será divulgada no dia 18 de janeiro.

Confira a lista dos estádios liberados:

Argentina

Estádio José Amalfitani (Buenos Aires)
Estádio Marcelo Bielsa (Rosário)
Estádio Pedro Bidegain (Buenos Aires)

Bolívia

Estádio Hernando Siles (La Paz)

Brasil

Arena Grêmio (Porto Alegre)
Mineirão (Belo Horizonte)
Maracanã (Rio de Janeiro)

Chile

Estádio Nacional Julio Martínez Pradanos (Santiago)
Colômbia

Estádio Atanasio Girardot (Medellín)
Estádio Pascual Guerrero (Cali)
Estádio Nemesio Camacho 'El Campín' (Bogotá)

Equador

Estádio Liga Deportiva Universitaria 'LDU' (Quito)
Estádio Monumental Isidro Carbo (Guayaquil)

Paraguai

Estádio Defensores del Chacho (Assunção)

Peru

Estádio Universitario de Deportes 'Monumental' (Lima)

Uruguai

Estádio Centenário (Montevidéu)

Venezuela

Estádio Olímpico Jose Antonio Anzoategui (Puerto La Cruz)

Fonte: Diário do Nordeste

Lei Seca: 4 presos e 36 autuados nas rodovias que cortam o Ceará

 

Maioria das prisões foi registrada nas estradas estaduais 

As polícias rodoviárias prenderam 4 pessoas, entre as 7h do sábado e 7h do domingo, por dirigirem alcoolizadas nas estradas estaduais e federais que cortam o Ceará. 36 motoristas foram autuados por se recusarem a fazer o teste do bafômetro.

Motorista que dirigir embriagado paga multa de R$ 1.915,40, além de ter a CNH apreendida Foto: Arquivo/Diário do Nordeste

Um das prisões aconteceu na Avenida Senador Virgílio Távora por volta das 21h, quando o teste de alcoolemia de um homem de 25 anos registrou o índice 0.63, acima do limite máximo permitido por lei de 0.33. O infrator foi encaminhado para o 2º Distrito Policial.

Em Canindé, um homem de 58 anos foi preso às 21h20 por dirigir alcoolizado no km 120 da CE-257. Segundo a PRE, o teste apontou para 0.98 , ultrapassando o limite máximo de 0.33. O motorista foi encaminhado para a Delegacia do município.

No litoral leste do Ceará, no km 58 da CE-085 município de Paracuru, um motorista de 23 anos foi preso por dirigir sob o efeito de bebida alcoólica por volta de 21h30. O homem foi encaminhado para a Delegacia de Paracuru.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, às 18h59, um motorista por dirigir alcoolizado no km 209 da BR-222 no município de Sobral. A PRF autuou 2 motoristas.

Multa

O motorista que dirigir embriagado paga multa de R$ 1.915,40, além de ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida. O carro do condutor fica retido até uma pessoas responsável poder conduzir o veículo.

Caso o motorista já tenha sido autuado pela Lei Seca em menos de um ano, o valor da multa é duplicado.

Motociclista morre em Maracanaú

As rodovias estaduais e federais que cortam o Ceará tiveram 17 acidentes com 12 feridos e uma pessoa morta entre às 7h do sábado e 7h do domingo. Uma homem de 33 anos morreu no km 7 da CE-060 em Maracanaú por volta das 23h10.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Francisco Nilton Freitas Rufino morreu ao chocar a motocicleta que conduzia contra um poste. 

A PRE contabilizou 6 acidentes que deixaram 3 feridos. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 11 acidentes que deixaram 9 pessoas feridas.

Fonte: Diário do Nordeste

sábado, 28 de dezembro de 2013

Tendências de moda e baixos preços lotam Beco da Poeira

 

Apesar da facilidade para pagar, consumidor prefere abrir mão do cartão de crédito e utiliza dinheiro vivo

 
O Réveillon se aproxima e a maioria do consumidores não abre mão daquela roupa nova para vestir durante os festejos. Com o avanço do poder aquisitivo da classe C, tendências de moda deixam de ser inacessíveis e ganham ar de democratização para o público em geral, que se torna cada vez mais exigente. Mas engana-se quem pensa que estar em dia com as roupas da estação requer um alto custo financeiro. No Centro da Cidade, por exemplo, é possível encontrar ´looks´ completos de bom gosto por preços atrativos, desembolsando, em média, R$ 60.

Consumidores lotam corredores do tradicional Beco da Poeira, entretanto, comerciantes afirmam que vendas foram melhores em 2012 Foto: Fabiane de Paula
No Centro Municipal de Pequenos Negócios, também conhecido tradicionalmente como Beco da Poeira, a movimentação foi bastante intensa durante os dias que antecederam o Natal e segue assim antes do Réveillon. Entretanto, a comerciante Olga Cavalcante afirma que as vendas ainda são consideradas fracas em relação a igual período de 2012. "Nesta mesma época do ano passado, vendíamos cerca de R$ 1 mil por dia. Atualmente, o valor diário não chega nem a R$ 500. Acho que as pessoas estão comprando mais no cartão de crédito. No meu caso, só vendo em dinheiro", diz, defendendo o espaço como ótima opção para as compras. "Temos roupas de R$ 5 a R$ 100. As mais caras são as de renda", completa.

Entre as peças mais procuradas pelas mulheres, estão as blusas cropped, saias e blusas peplum e muita renda. "São as mais caras (renda), pois muitas peças vêm de São Paulo. Giram em torno de R$ 40 a R$ 50", afirma o vendedor Junior Silva. Já as cores mais desejadas, de acordo com ele, são as vivas, como coral, amarelo e "azul Bic".

No box de Junior, é possível levar um conjunto de blusa cropped e saia peplum estampado por apenas R$ 60. Já as mulheres mais cheinhas podem optar por uma blusa branca mais solta com aplicações de pérola e strass, em conjunto com uma saia peplum estampada. Para o look completo é preciso desembolsar a quantia de R$ 69.

Shorts jeans com aplicações não ficam de fora das tendências mais procuradas pelas mulheres jovens. No box de Olga, por exemplo, quem quiser levar a peça mais cara precisará pagar apenas R$ 40. Sucesso nos três últimos anos, vestidos, saias e shorts com paetês ainda podem ser encontrados nos espaços do Beco da Poeira, mesmo que em quantidades menores.

Embora a diversidade de roupas seja menor, o público masculino também pode encontrar vantagens no centro de compras. Uma camisa de botão e manga comprida xadrez pode ser adquirida por R$ 40. Já a calça jeans é possível ser arrematada por R$ 55.

Pagamento e facilidades

Mesmo com a facilidade de pagamento das compras no cartão de crédito, de acordo com os comerciantes, o consumidor está procurando se endividar menos e optando pelo pagamento à vista, seja ele em espécie ou cartão de débito. É o que afirma a dona de casa Valdiana Pereira, que está disposta a gastar R$ 80 em um look completo. "Os preços estão ótimos. Estou pagando tudo em dinheiro, até para poder pechinchar na hora da compra", diz.

Pela primeira vez no Beco da Poeira, a recepcionista Lerassa Ribeiro se diz surpresa com os preços acessíveis. "Pretendo gastar até R$ 150 e vou pagar no cartão de débito. Não quero começar o ano endividada", justifica ela, que também levou roupas para o filho adolescente.

Provar as peças antes de decidir a compra também não é problema. No Beco da Poeira, os clientes pagam pela mercadoria e experimentam no provador comunitário. Caso não gostem, trazem de volta ao box de origem e o dinheiro é devolvido.

Fonte: Diário do Nordeste

ANA BEATRIZ SUGETTEREPÓRTER


Diário do nordeste


Fortaleza recebe turnê de Elton John em fevereiro, anuncia produtora

               
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A produtora Arte Produções anunciou neste sábado (28) a vinda do músico Elton John para Fortaleza. O primeiro show do britânico na capital cearense acontecerá no dia 26 de fevereiro, na Arena Castelão.

Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 800. A venda será feita pelo site BilheteriaVirtual.com e nas lojas Miss Mano e Skyler a partir do dia 6 de janeiro.

Esta é a quinta vez de Elton John no Brasil. O britânico fará o show inspirado no primeiro álbum de estúdio lançado nos últimos sete anos, o The Diving Board. Com a turnê e o disco homônimos, o músico também se apresentará em Salvador, Goiânia e no Rio de Janeiro. Com 250 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, o músico conquistou 35 discos de ouro e 25 de platina.

Abertura dos portões está marcado para 17h30 e o início do show para 21h30. O espetáculo em Fortaleza oferece dez setores, desta vez com a opção de cadeiras no gramado.

Ingressos

Gramado Cadeira Ouro Numerada: R$300 (meia-entrada)/ Gramado Cadeira Prata: R$230 (meia-entrada)/ Gramado Cadeira Bronze: R$180 (meia-entrada)
Camarote VIP Open Bar: R$500 (valor único)/Camarote Privativo: R$800 (valor único por pessoa)
Plateia Superior Especial: R$150 (meia-entrada)/Plateia Inferior Esquerda: R$70 (meia-entrada)/Plateia Inferior Direita: R$70 (meia-entrada)/Plateia Superior Esquerda: R$50 (meia-entrada)/Plateia Superior Direita: R$50 (meia-entrada)


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 
 
Fonte: Diário do Nordeste

Festas populares acontecem no Interior na chegada do Ano-Novo

 
Diferentes opções de atração são oferecidas pelas prefeituras municipais, com artistas nacionais e regionais
Fortaleza. Para quem vai passar o Réveillon em municípios do Interior cearense, a programação está variada. Alguns nomes do cenário nacional e regional integram a programação. Muitas Prefeituras não estão oferecendo festas públicas. Os destaques para os shows abertos ao público serão em Sobral, Várzea Alegre, Acopiara, Quixadá e Limoeiro do Norte.

No Litoral Oeste, os fogos em Jericoacoara já é uma tradição FOTO: WELLINGTON MACEDO

Em sobral a programação do Réveillon começa a partir das 21h do dia 31. A festa será na já tradicional Margem Esquerda do Rio Acaraú, com esquema de segurança reforçado numa parceria com todas as corporações civis e militares. As atrações principais ficam por conta dos cantores da Música Popular Brasileira, Agnaldo Timóteo e Zé Ramalho. No Litoral, Camocim terá o "Rave On" na Praia de Maceió, organizado pela A Vida que eu Recomendo, com três Djs, sendo um deles italiano.

Ainda no Litoral Oeste, Jericoacoara é atração para muitos cearenses e também turistas de outros Estados e países. Lá acontecem a tradicional queima de fogos. A Prefeitura de Jijoca investiu R$ 72 mil para o show pirotécnico. Também haverá as festas privadas promovidas pelas próprias pousadas e hotéis daquela praia.

Show pirotécnico está programados na Praia de Jericoacoara. Em Sobral, as atrações ficam com os show de Agnaldo Timóteo e Zé Ramalho
Centro-Sul

Na cidade de Várzea Alegre, haverá shows com animação de Joãozinho do Exu, das bandas Canina do Forró e Boka Loka e de Erivan Show. A festa será realizada no Parque Cívico São Raimundo Nonato.

Em Acopiara, a festa da virada do ano será com animação da banda de forró Toca do Vale e da dupla Ronny e Rangel. Os shows serão na arena de eventos ao lado do Arco da Santa. Em Icó, a maior animação será no dia 30, pré-Réveillon, com shows das bandas que arrastam multidão, Garota Safada e Forró da Curtição, no Largo do Thebérge, centro histórico da cidade. Já no dia 31, a animação fica por conta de artistas locais.

Em Iguatu, o Réveillon será animado por Rafael Belo Xote, na Pça da Criança, ao lado da estação ferroviária.

Vale do Jaguaribe
Em Limoeiro do Norte, a Secretaria da Cultura do Município organiza programação especial às margens do Rio Jaguaribe. O Reveillon das Águas terá um ambiente todo iluminado, sendo o grande desafio dos organizadores. Uma estrutura de palco e todo o esquema de segurança para receber os visitantes já está sendo montado para ser um show que ficará na memória dos limoeirenses.

A lambada de Beto Barbosa volta a animar as terras cearenses, na festa popular promovida pela Prefeitura de Quixadá, na Praça José de Barros
Haverá show com três atrações: Danilo Pernambucano, Banda Free Baile e Louca Mania, fazendo o agito até amanhecer o dia. Na virada do ano haverá show pirotécnico em dois locais, um no local do evento, com duração de cinco minutos e ou no centro da cidade, próximo à Igreja Matriz, com duração de três minutos.


Sertão Central

Em Quixadá, haverá o Réveillon Popular na Praça José de Barros, ao ritmo da lambada. A atração principal da virada de ano será Beto Barbosa. A Prefeitura de Quixadá promete uma megaestrutura. Não haverá festa pública em Quixeramobim. A população está sendo convidada para participar da contagem regressiva em Quixadá.

Ainda nesta cidade, o Pedra dos Ventos Resort, o Vale das Pedras Hotel e o Restaurante Pé de Serra aprontaram programações especiais para a festa da passagem de ano. No Pedra dos Ventos o tema será "Nos tempos da brilhantina", rememorando as décadas de 1960, 1970 e 1980. No Vale das Pedras o tema será "Luar do Sertão". As atrações serão Mr. Babão, Forró de Salto, Renato Ravel e na boate o Vj XFace.

Cariri
Em Juazeiro do Norte, não haverá festa pública. O destaque será o Réveillon do verde e branco no Verdes Vales lazer hotel, com as atrações Voa voa, Forró do GG, Forró da curtição e Orquestra Hugo Linard. Já no Crato, a Mansão Prime oferecerá os sucessos do eterno Rei do Baião. Entre as atrações da noite Forró Belo Xote, Orquestra Sonata e Flávio Leandro. Já no Clube Recreativo Grangeiro, a noite será iluminada e contará com show pirotécnico e as bandas Mocidade Forrozeira, Bueno Novais e Orquestra Universal de Recife.

Mr. Babão vai movimentar a virada do ano em alguns eventos particulares, como no Hotel Vale das Pedras, em Quixadá, que promete uma noite de alegria
Inhamuns
No município de Tauá, nesta região, haverá o baile do Réveillon no clube popular Stilo Clube, com Forró do Arrocho e Forró na Moral. E em Quiterianópolis, a Prefeitura Municipal promoverá show pirotécnico em praça pública, com as atrações: Jordian do Acordeon, Orquestra Prisma e Forró Clávison.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Oi lidera ranking de queixas dos consumidores em 2013

Além da Oi, a Claro também figurou na 10ª posição do ranking, com 131 reclamações entre janeiro e o último dia 26
Responsáveis por atormentar a vida de boa parte dos cearenses ao longo de todo ano de 2013 e alvo até de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) feita por deputados estaduais, os problemas com telefonia móvel - e fixa também, neste caso - fizeram quase duas mil pessoas irem ao Decon Ceará entre 1º de janeiro e 26 de dezembro deste ano e lideraram o ranking de reclamações do órgão estadual de defesa do consumidor, com 774 reclamações, ou seja, processos administrativos abertos.

O serviço de telefonia continua a gerar um maior volume de queixas Foto: Marília Camelo
Os números correspondem a apenas duas das dez empresas com maior número de reclamações. TNL PCS S/A e Telemar Norte Leste S/A, a primeira e a segunda mais reclamadas no Decon neste ano, atendem por um único nome fantasia: Oi. A primeira empresa, formada só por siglas, diz respeito aos serviços de telefonia móvel, enquanto a segunda corresponde aos serviços de telefonia fixa, os quais são prestados à maioria esmagadora dos cearenses.

Procurada, a Oi afirmou que aplicou R$ 180 milhões até novembro último para ampliação e modernização das redes fixa e móvel, além da TV por assinatura e banda larga como forma de garantir a extinção dos problemas. Ainda mencionou a implantação em dezembro do Projeto Click Ceará, "nova ferramenta de gestão das equipes da Oi em campo, que vai melhorar a qualidade de serviços, agilizando atendimento aos clientes com aumento da produtividade e capacitação das equipes".

Além da Oi, a Claro também figurou na 10ª posição do ranking, com 131 reclamações no período. Também procurada, a assessoria da operadora afirmou que "a empresa não mede esforços para garantir a satisfação dos seus clientes". E completou mencionando um investimento de R$ 6,3 bilhões em infraestrutura "até 2014".

As demais empresas do setor de telefonia, seja móvel ou fixa, não figuraram entre as dez empresas de maior número de processos administrativos computados pelo órgão estadual de defesa do consumidor, de acordo com o relatório enviado a pedido do Diário do Nordeste.

Quatro bancos na lista

Outro serviço de suma importância para o cotidiano dos cearenses - assim como de qualquer cidadão - e que teve destaque no ranking do órgão de defesa do consumidor foram os serviços prestados pelos bancos. Somando as quatro instituições bancárias - inclusive os diferentes nomes comerciais -, o número de processos administrativos abertos pelo Decon chega a 748.

O Bradesco é o que possui maior número de registros entre os bancos e assume a 5ª posição da lista ao reunir os três CNPJ´s (Banco Bradesco IBI, Banco Bradesco S/A e Banco Bradesco Financiamentos S/A) ao registrar 201 reclamações. Ele é seguido do Banco do Brasil (194 reclamações), Banco Santander (177) e Caixa Econômica Federal (176), os quais formam o segmento com maior grandeza entre as dez empresas mais reclamadas no Estado, segundo os registros do Decon Ceará.

Respostas
Em resposta à reportagem, o Bradesco afirmou que "o respeito e a satisfação dos clientes são os valores mais importantes para o Bradesco e reduzir os índices de reclamação é um objetivo permanente" e garante "que tem adotado as medidas necessárias a fim corrigir eventuais falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento".

O Banco do Brasil contactou diretamente o Decon Ceará e argumentou que, das 194 reclamações, "68 foram considerados pelo órgão como improcedentes. Outras 73 ocorrências encontram-se pendentes de audiência ou de decisão.

Dessa forma, do total de 53 reclamações consideradas fundamentadas, 52 foram atendidas plenamente pelo Banco do Brasil e apenas uma foi classificada como não atendida, o que representa um percentual de resolutividade de 98,11%".

Já a Caixa afirmou manter "preocupação constante em atender bem a seus clientes" e destacou ter investimentos em mecanismos de atendimento. O Santander disse ter "atuado de forma consistente para aprimorar os seus produtos e serviços", além de procurar solução para "conflitos antes mesmo da distribuição de ações judiciais".

Cagece é a 2ª a gerar mais insatisfação

A frequência na falta de água e também a mudança no cálculo da tarifa cobrada pelo abastecimento e pelo de saneamento, nos primeiros meses do ano, pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) geraram 350 processos administrativos abertos contra a distribuidora e a deixaram em segundo lugar em número de reclamações no Decon em todo o ano de 2013.

Ao todo, 1,2 mil pessoas manifestaram insatisfação com o serviço da Cagece em 2013. A Companhia mantém 764 mil ligações de água na Capital FOTO: KID JÚNIOR
Os números ainda são menores que os registrados para os atendimentos no órgão de defesa do consumidor que tratam da Companhia. Ao todo, 1,2 mil pessoas manifestaram insatisfação com o serviço neste ano.

"A respeito do ranking divulgado pelo Decon em 2013, a Cagece esclarece que o número de reclamações é pequeno se comparado ao número de clientes da companhia. Para se ter uma ideia, a Cagece possui, somente na Capital, aproximadamente 764.000 ligações ativas de água e 384.000 ligações ativas de esgoto", argumenta nota enviada pela assessoria da Companhia.

O texto ainda expressa a preocupação da Cagece em melhorar a relação com o cliente, afirmando que a empresa controlada pelo governo estadual implantou "desde junho/13 uma nova metodologia de atendimento no Decon". "Desta forma, estamos evoluindo no número de acordos feitos com os clientes que nos procuram. No mês de novembro/13, fizemos acordo com 92% dos clientes que nos procuraram naquele órgão", complementa a nota.

Comércio

Quarta colocada no ranking de reclamações do Decon Ceará com 239 processos administrativos, a Rabelo Som e Imagem, via o supervisor geral Ricardo Marques, informou da mudança do Serviço de Atendimento ao Cliente para Fortaleza - antes era em Maracanaú - como forma de facilitar o contato entre a empresa e os clientes.

"Vamos fazer contratos novos com indústrias que não apresentem tantos problemas, pois a maioria desses casos são pontuais de algumas marcas e não diz respeito diretamente a gente da Rabelo", defende.

A Sky, mesmo contactada pela reportagem, não enviou resposta sobre as 162 reclamações feitas sobre ela ao Decon Ceará ao longo de 2013, o que a deixou na 9ª posição do ranking. (AOL)

O QUE ELES PENSAM

A importância de registrar o problema

A reclamação é importante porque, antes de tudo, houve uma lesão ao direito do consumidor e o Código de Defesa propicia uma solução rápida e eficaz. Muitas vezes o consumidor não se sente motivado a ir fazer a denúncia porque o que ele comprou é tão insignificante que a despesa de fazer a denúncia chega a ser maior que a compra. Outras vezes, eles acreditam que é um fato isolado, mas acaba por ser algo que afeta muitas pessoas. Por isso é importante que ele o faça, pois a reclamação compõe um banco de dados que vai orientar as ações de fiscalização dos órgãos de defesa.

Eginardo Rolim
Comissão de Defesa do Consumidor OAB-CE

Em um universo de 8 milhões de consumidores, o número de queixas demonstra que há uma demanda reprimida no que tange ao exercício de reclamação ou que o consumidor não conhece os canais ou não tem disponibilidade para acioná-los. Os dados evidenciam certa repetição de causas, o que induz à ideia de que a repressão é ineficiente. Por fim, os dados não estão amparando medidas de atuação coletiva e preventiva sem as quais os problemas continuarão se repetindo. Regulação mais forte e inteligente poderia rivalizar com a organizada desorganização dos fornecedores.

Hércules do Amaral
Professor de Direitos do Consumidor

Mais informações:
Decon Ceará

Rua Barão de Aratanha, 100, Centro Telefone: 0800 2758001

ARMANDO DE OLIVEIRA LIMAREPÓRTER


Fonte: Diário do Nordeste

Após pedir fim de guerra, Francisco recebe carta do ditador sírio

Papa se reuniu com ministro do Estado sírio e com ex-embaixador do país árabe para a Santa Sé


O papa Francisco recebeu neste sábado (28) uma carta do ditador da Síria, Bashar al-Assad, após o pontífice ter se pronunciado sobre o fim da guerra civil no país na quarta-feira, em mensagem de Natal. A mensagem foi entregue durante uma visita de uma delegação do regime sírio. O conteúdo da carta não foi divulgado.

Segundo o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, Francisco se reuniu com o ministro de Estado sírio, Yousseff Sweid, e com o ex-embaixador do país árabe para a Santa Sé Hussam Edin Aala. Os dois informaram o pontífice sobre a postura do regime sírio no conflito.

A entrega da carta aconteceu após o papa ter dedicado atenção especial ao conflito na primeira bênção "Urbi et Orbi" de seu pontificado. "Sigamos rezando ao Senhor para que o amado povo sírio se veja livre de mais sofrimentos e as partes em conflito ponham fim à violência e garantam o acesso à ajuda humanitária".

A questão síria havia sido abordada por Francisco também na audiência privada que manteve no Vaticano com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 25 de novembro, na qual ambos apostaram pela via da negociação, que inclua às distintas facções étnicas e religiosas, para conseguir uma solução pacífica.

O líder russo agradeceu ainda ao pontífice pela carta que enviou por ocasião da cúpula do G20 de São Petersburgo em setembro passado para pedir que se evitassem "soluções militares" na Síria, um dos conflitos armados atuais sobre os quais Francisco mais opina.

De fato, no dia 7 de setembro, Francisco presidiu uma vigília de oração na praça de São Pedro do Vaticano para pedir paz na Síria, em uma jornada de jejum convocada seis dias antes durante a reza do Ângelus a fim de promover um exame de consciência sobre o compromisso para evitar os estragos da guerra.

Fonte: Diário do Nordeste

Adutora de Itapipoca sofre terceiro vazamento em menos de 24h

Cagece informou que concerto foi concluído nesta manhã


Mais um novo vazamento ocorreu na madrugada deste sábado (28) na adutora de Itapipoca que deve levar água do Açude Gameleira ao município. Com isso, a cidade continua sem abastecimento de água. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que o concerto foi concluído e os testes na tubulação no foram retomados no fim desta manhã.

Governador Cid Gomes esteve trabalhando na obra de recuperação. Eldem Martins/Divulgação

Em nota, o órgão ressaltou que, continuará com os testes operacionais da Cagece até o sistema estar em todas as condições de funcionamento adequado.

Esta é a terceira vez que acontece vazamento na adutora em menos de 24h. Na noite de sexta-feira (21), mesmo após reparos realizados na adutora, mais dois novos vazamentos ocorreram. Em nota, a Cagece havia informado estar trabalhando para solucionar o problema.

A adutora tem cerca de 30 quilômetros e foi construída para levar água do Açude Gameleira. Desde o dia 6 de dezembro a adutora estava em sistema de testes e foi acionada na última segunda-feira (23), quando apareceram vazamentos em diversos pontos.

Desde a última segunda-feira, operações emergenciais foram montadas em Itapipoca. Cagece e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão trabalhando para restabelecer o abastecimento.

O governador Cid Gomes também acompanha diariamente as obras na cidade e abriu um inquérito para apurar as causas da falta de água. Cid também está ajudando nas obras, fazendo alguns reparos, e, na visita da última quinta-feira (26), mergulhou na adutora.

Investigações

O governador acionou a Polícia Civil do Ceará para que investigue construtoras e empreiteiras envolvidas na construção. O responsável pelo inquérito o titular da Delegacia de Crimes contra a Administração Pública, Everardo Lima, revelou que já ouviu 6 pessoas envolvidas e marcou mais 3 depoimentos para a próxima segunda-feira (27).

“Estamos apurando o porquê do rompimento da tubulação de PVC devido a pressão. Uma amostra de material foi levada para analise a fim de averiguar se está dentro do padrão e trabalhamos também com a possibilidade de reestudo do projeto”, conta o delegado.

Adutora é construída desde 2011

A adutora estava em construção desde 2011 e deveria ser entregue antes do fim do ano. A cidade está entre os municípios que decretaram estado de emergência no Estado e se encontra há duas semanas sem água.

A construtora PWE Ltda, contratada inicialmente para a construção, decretou falência, sendo necessária a contratação com dispensa de licitação a empresa Primor, com caráter de urgência. A adutora foi entregue à Superintendência de Obras Hidráulicas no dia 20 quando foi ativada.
Na ocasião, foram identificado dez pontos de grandes vazamentos.

Com informações da colaboradora Jéssyka Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Defesa Civil fiscaliza montagem da estrutura do Réveillon no Aterro

                       
A montagem da estrutura do Réveillon de Fortaleza 2014 será acompanhada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza (Compdec). O objetivo da fiscalização é garantir a segurança do evento que ocorre no aterro da Praia de Iracema. O órgão deve verificar as condições dos equipamentos da estrutura, checar o entorno do evento e área de evacuação da população.

Dicas
O coordenador Especial de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Férrer, recomenda: "Em locais de grande concentração de pessoas, procure saber onde está a ambulância, como você pode dispersar do local e tenha uma atenção especial com as crianças e os idosos, para evitar que se percam", destaca.

No feriado, a Defesa Civil funcionará em regime de plantão. Segundo informações da Prefeitura de Fortaleza,  quem precisar pode acioná-la por meio do número 190. Se houver incêndios, a população deve acionar também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o Corpo de Bombeiros, pelo mesmo telefone.

Fonte: Diário do Nordeste

Hotéis prometem ser atrações de Réveillon

Os empreendimentos localizados em Quixadá estão investindo em várias atrações para os hóspedes

Quixadá. Uma chegada de Ano Novo especial. Essa é a promessa dos principais hotéis do Sertão Central para quem pretende festejar a passagem do ano festiva entre os monólitos deste município. Os destaques são o Pedra dos Ventos Resort, no distrito de Juatama, a pouco mais de 10Km do Centro, e o Vale das Pedras Hotel, na entrada da cidade. Entretanto, quem preferir economizar para as despesas do início de ano, principalmente com a escola, poderá participar da festa no réveillon popular de Quixadá.

Entre as opções para quem quer aproveitar um fim de ano divertido e diferente estão os hotéis Pedra dos Ventos Resort, no distrito de Juatama, a pouco mais de 10Km do Centro, e o Vale das Pedras Hotel FOTO: ALEX PIMENTEL

O tema do tradicional réveillon do Pedra dos Ventos Resort este ano será "Nos tempos da brilhantina", rememorando as décadas de 1960, 1970 e 1980. Quem preferir um pouco mais de reserva, a boate climatizada do Resort estará aberta. O hotel promete uma noitada inesquecível de embalos musicais, com direito a assistir a um show especial de fogos, apreciando uma das vistas mais lindas da "Terra dos monólitos".

O pacote para quem desejar se hospedar no Pedra dos Ventos no último dia do ano velho, e sair somente no primeiro dia do ano novo, após um agradável banho de piscina, é de R$ 594,00 para o casal. Os hóspedes terão direito a um buffet especial, com frutas, frios e até lagosta. Quanto às bebidas, além do tradicional champanhe, serão servidas bebidas quentes. E para quem quiser apenas a mesa, o valor para o casal é de R$ 300,00. Quem preferir ir sozinho, pagará, então, R$ 200,00.

Opção

Para os evangélicos, o Restaurante Pé de Serra realizará, pelo segundo ano consecutivo, seu réveillon religioso. Além de um show especial com uma banda gospel, haverá espetáculo pirotécnico. Logo depois será servido um jantar no Centro de Eventos do restaurante. O valor do ingresso é único, R$ 10,00. Crianças não pagam. "Toda a arrecadação será doada pela Família Pé de Serra, para a construção de um templo religioso no distrito de Juatama", explicou Paulo Holanda, proprietário do restaurante.

Para quem preferir ficar na cidade, a prefeitura disponibilizará uma mega estrutura com shows na Praça José de Barros. Segundo o coordenador do "Réveillon popular", Arnaldo Barros, o início do espetáculo está programado para as 22 horas. Após o intervalo, para a contagem regressiva da chegada do Ano Novo e a queima de fogos na Pedra do Cruzeiro, a festa continuará até às 4 horas. Os nomes das atrações musicais não foram revelados. A Prefeitura de Quixadá ainda aguardava o resultado da licitação pública para definir quem vai subir ao palco.

Quixeramobim

A Prefeitura de Quixeramobim também estava aguardando definição de parceria com o Governo para realização do seu réveillon na Via Paisagística. Segundo o secretário de Cultura do Município, Aécio Holanda, será necessário o auxílio do Estado para agraciar a população com a festa popular no ponto turístico da cidade. O Município não disponibiliza de recursos suficientes para garantir todo o evento. "Mesmo assim estamos trabalhando para concretizamos a festa do Ano Novo na nossa cidade", explicou o secretário.

Apesar das opções para o réveillon nas duas maiores cidades do Centro do Estado, boa parte da população pretende aproveitar a festa nas praias. Conforme o proprietário da Beto Turismo, Carlos Barros, um grupo já foi fechado segue para Fortaleza. Eles vão participar da festa no aterro da Praia de Iracema. Outra turma de Quixadá está indo para mais longe. Vai para Maceió. Mas quem não desejar viajar ele recomenda o Vale das Pedras Hotel. Bandas, boate, brinquedos para crianças e até sessões de massagem longe estão incluídas no pacote. O ingresso individual custa R$ 150,00; a mesa para quatro pessoas sai ao preço de R$ 600,00. Pagamentos à vista têm 5% de desconto.

Mais informações
Pedra dos Ventos Resort
(88)3451.2028; Restaurante Pé de Serra, (88)8838.2939;
Beto Turismo, Terminal Rodoviário de Quixadá– (88)3412.1560
 
Fonte: Diário do Nordeste

Pessoal do Ceará: 94,72% de aumento dos gastos

               


Alvo de críticas em muitos governos, o gasto do Executivo Estadual com pessoal cresceu, em geral, 94,72% entre 2007 e 2012 no Ceará. Só a despesa com servidores terceirizados cresceu 45,58% nesse período. O gasto com servidores efetivos foi o que mais puxou o crescimento geral.

De 2007 a 2012, aumentou 101,82% no Governo do Estado. Os números foram obtidos pelo Diário do Nordeste, por meio do portal Dados Federativos, lançado no fim de novembro, pelo Senado Federal.

O sistema reúne dados referentes aos últimos cinco anos que hoje estão dispersos em várias bases, como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os dados, há informações sobre despesas e arrecadações, taxas de analfabetismo, nascimento, mortalidade e trabalho e renda.

O balanço feito pela reportagem mostra que, em 2007, ano em que Cid Gomes (PROS) assumiu como governador, o gasto geral com pessoal foi de R$ 2,61 bilhões. Cinco anos depois, a despesa foi quase o dobro: R$ 5,09 bilhões. O maior aumento foi registrado entre 2011 e 2012. Apesar do crescimento, o Estado se manteve dentro do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal em relação à receita líquida do Governo, de até 49%. O máximo que o Ceará chegou até agora foi no ano passado, quando a despesa com servidores correspondeu a 41,97% da receita.
 
Nos três primeiros anos do Governo Cid, a despesa com terceirização diminuiu. De 2007 para 2008, houve redução de R$ 34,9 milhões. No entanto, a partir de 2009, um ano antes da reeleição, o gasto começou a aumentar. Segundo dados do portal Dados Federativos, o maior aumento (R$ 48,3 milhões) com contratos de terceirização foi registrado de 2011 para 2012.

Fonte: Diário do Nordeste

Renovação da fé na Missa do Galo

 

Milhares de fiéis se reuniram na Igreja da Sé para celebrar o nascimento de Jesus e fazer agradecimentos
Os vestígios da reforma inacabada não tiraram o brilho natalino da Catedral Metropolitana de Fortaleza na noite da tradicional Missa do Galo. A celebração começou às 20h do dia 24 de dezembro e levou, aos milhares de fiéis presentes na Igreja, mensagens de amor, fé e esperança.

Durante a homilia, o arcebispo dom Antônio Aparecido, que presidiu a celebração, deixou uma mensagem de paz e acolhimento às pessoas FOTO: NATINHO RODRIGUES
A igreja ficou lotada e, mesmo após o início da missa, ainda era possível ver vários grupos chegando ao local. Os que vinham atrasados levavam a própria cadeira ou banquinho para se acomodar durante a celebração. Além de configurar um momento de reflexão, a Missa do Galo faz parte da tradição natalina de muitas famílias.

A economista Mikelina Cavalcante, 33, e o fisioterapeuta Wellington Freitas, 45, fazem questão de comparecer à missa há cerca de sete anos. "Depois, vamos para casa e fazemos a nossa celebração, com a ceia e a representação do presépio com nossos filhos e sobrinhos".

Para a aposentada Maria Aparecida da Costa, 58, nem o calor e a lotação da igreja tiram o posto de celebração mais importante da Missa do Galo. Integrante da Comunidade Católica Shalom, ela acredita que a presença na celebração contribui para fortificar a Igreja e sua fé. "É um momento de muitas graças, bênçãos, de estar com a família e agradecer pelas coisas boas".

Após um ano de acontecimentos marcantes para a Igreja Católica, como a mudança do papa, a importância da celebração do Natal foi fortalecida. "A mensagem nesta data não poderia ser outra senão desejar que as pessoas abram as portas e deixem entrar aquele que chega, e que, acolhendo Deus em nosso corações, aprendamos a acolher as pessoas no dia a dia, em todas as circunstâncias", afirma o arcebispo de Fortaleza, dom Antônio Aparecido Tosi Marques, que presidiu pela missa.

Comunidade
As mudanças de comportamento, na visão do arcebispo, não devem comprometer o sentimento dos fiéis nos momentos de oração. "A Igreja não é o papa, ou o bispo. Igreja significa comunidade que Deus chamou, portanto, se essa comunidade vive de amor entre si, a igreja está sempre nova e viva", explica. A renovação da fé era visível, na Catedral, pela quantidade de crianças presente na Igreja.

Cerca de 40 crianças faziam parte do cortejo que levou a imagem do menino Jesus até o altar da igreja e, em seguida, ao presépio montado na Catedral. A emoção maior foi sentida pelo pequeno Francisco Wallace, 12, que colocou Jesus na manjedoura. Wallace foi com os pais da Vila do Mar assistir, pela primeira vez, à missa na Catedral, e não conseguia esconder a felicidade de ter participado. "Foi uma sensação muito boa poder carregar a imagem, é realmente muito emocionante", contou.

A missa também foi momento de estreia para a família de turistas que veio de Minas Gerais e participou, pela primeira vez, da missa na Catedral. "Somos muito católicos e na nossa cidade sempre vamos à missa do Natal. Neste ano, não poderia ser diferente, mas foi em outro local", explica o juiz Luiz Tadeu Dias, 54. Já para a aposentada Maria Madalena Silva, 88, com dificuldades de se locomover, retornar à Catedral, após anos sem ir à Missa do Galo, foi a realização de um sonho.
 
Fonte: Diário do Nordeste