10 mi de assinaturas pedem desoneração
São Paulo. Começou no dia 1º de agosto uma campanha nacional que visa reunir 10 milhões de assinaturas de consumidores pela desoneração de tributos sobre medicamentos. Estudos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) indicam que a desoneração permitira uma redução de até 32% no preço dos remédios. O objetivo é entregar as assinaturas a presidente Dilma Rousseff, ao Congresso Nacional e aos 27 governadores de Estados e do Distrito Federal, no final deste mês.
Segundo uma das responsáveis pela campanha, a Abrafarma (associação de redes de farmácias e drogarias), seis mil estabelecimentos farmacêuticos participam da ação.
Até agora, já foram reunidas dois milhões de assinaturas. Na prática, a coleta está sendo feita por meio de cadernos que ficam no balcão de medicamentos das farmácias e drogarias.
Os Tributos
De acordo com Gilberto Luiz do Amaral, coordenador de estudos do IBPT, os tributos mais relevantes no caso dos medicamentos são o ICMS, que pode variar de 12% a 19%, dependendo do estado, e PIS/Cofins, de 9,25% para todo o Brasil.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário