Setor privado arcará com reforma de R$ 42 mi do Centro de Convenções
Em 15 dias, o Governo do Estado deve repassar a escritura do terreno de 9.772 m² do Centro de Convenções Edson Queiroz à Unifor. A contrapartida da universidade é a reforma do restante do equipamentoUma área de 9.772 m² do Centro de Convenções Edson Queiroz foi cedida à Universidade de Fortaleza (Unifor) pelo Governo do Estado. A entrega da escritura do espaço será feita nos próximos 15 dias. A contrapartida da instituição de ensino é a reforma do restante da área do equipamento (18 mil m², sendo 14 mil m² de edificações), com investimento de cerca de R$ 42 milhões, revelou o secretário do Turismo, Bismarck Maia.
A parceria foi firmada em 2 de maio deste ano e os projetos de execução de obras estão sendo finalizados, sob acompanhamento também do governador Cid Gomes, afirmou Bismarck.
Será construído um teatro com capacidade para 2,2 mil lugares, além de dois auditórios, cada um com 500 lugares. Com o teatro, grandes espetáculos, como óperas e apresentações cênicas, poderão poderão ser atraidos ao roteiro cultural do Estado.
O Centro de Convenções reformado será ainda como complemento do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Haverá uma conexão entre os prédios.
Conforme o secretário, a área que a Unifor está recebendo é de um tamanho semelhante ao que a instituição cedera à época da construção do Centro de Convenções pelo governo, no final da década de 1970.
“O que estamos ‘devolvendo’ para a fundação (Edson Queiroz) é o pavilhão F, aquele que ficava na parte de trás, usado especificamente para fazer feiras”. Ele deixou claro que não haverá novos benefícios à Fundação Edson Queiroz, além do que já havia sido definido na construção, por exemplo, ter preferência na reserva para eventos.
A Unifor informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que não comenta o assunto. Disse que seria de responsabilidade do Governo do Estado repassar informações. Ontem, Cid Gomes postou na sua página pessoal do Facebook fotos e informações sobre a reforma.
O POVO apurou que o prédio a ser construído pela Unifor na área que vai receber do Governo servirá para a Reitoria da instituição, salas de aula e equipamentos ligados ao curso de medicina.
Mais barato e rápido
Bismarck ressaltou que o fato da iniciativa privada estar fazendo a obra será benéfico. Vai liberar o Estado de custos e da burocracia excessiva para a contratação e execução das obras. Portanto, afirma que a reforma será mais célere.
O POVO apurou ainda que a Unifor já contratou o projeto executivo. Está sob a responsabilidade do arquiteto Leonardo Fontenele, da empresa Imagic!, o mesmo profissional responsável pelo projeto do Acquario Ceará.
Fonte: O povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário