segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ciro vai levar pacientes de Fortaleza para neurocirurgia em Sobral

De acordo com o titular da Sesa, 268 pacientes estão hoje na fila de espera por neurocirurgia. Pela primeira vez, serão levados pacientes da Capital para realizar o tratamento no Interior. O hospital já conta com seis neurocirurgiões para realizar o procedimento, mas ainda não foi divulgado quando o trabalho será iniciado

O secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes (Pros), anunciou que vai levar pacientes que esperam por neurocirurgia em Fortaleza para serem submetidos ao procedimento no Hospital Regional Norte, em Sobral. Segundo ele, 268 pacientes estão hoje na fila de espera e o objetivo é zerar a fila. “O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza cinco neurocirurgias por semana. Em Sobral, serão feitas 15. Vamos fazer parceria com o HGF e zerar a fila de Fortaleza”, garantiu Ciro Gomes.


Ainda não foi divulgado quando o trabalho será iniciado, mas Ciro destacou que esta será a primeira vez que se inverte o fluxo e se leva pacientes da Capital para realizar tratamento no Interior. A Secretaria já tem trabalhado para viabilizar o transporte de pacientes para Sobral, para realizar o procedimento.


Ele deu as declarações, durante visita ao hospital no último sábado, quando equipe de auditores do Ministério da Saúde realizava nova vistoria. A visita atendeu a pedido do próprio secretário para que o Ministério da Saúde reconsidere a auditoria realizada em maio último (a pedido do Ministério Público Federal), cujo relatório apontou suposto sumiço de equipamentos, falhas no registro de patrimônio e desuso de materiais do Hospital.


Na ocasião, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, disse ter confirmado que 100% dos equipamentos estavam na unidade. Durante a visita, Ciro Gomes afirmou que o procurador da República Oscar Costa Filho será processado, por ordem do governador Cid Gomes (Pros), por ter dado entrevista à Folha de São Paulo, “manipulando” os dados do relatório do Ministério da Saúde.


Neurocirurgias
De acordo com Ciro Gomes, o Hospital Regional Norte já conta com seis neurocirurgiões de alta formação, liderados pelo professor Gerardo Cristino, também neurocirurgião e diretor da Faculdade de Medicina de Sobral. Devem ser beneficiados pacientes com tumores no cérebro, disse Ciro. “Vamos fazer aqui neurocirurgia, invasiva e não invasiva, com equipamentos da mais alta sofisticação”.

Ciro Gomes comentou também o transporte de médicos por avião para trabalhar no Hospital Regional Norte. Questionado sobre como vai resolver o problema, que gera alto custo para o Estado, respondeu: “se fosse sua mãe, você queria que ela ficasse morrendo ou queria que trouxesse pra cá pra resolver o problema? Sendo a minha (mãe), eu quero que o médico venha a qualquer custo. Todos os pacientes do Ceará eu vejo como minha mãe, meu pai, meu filho”, respondeu.

SERVIÇO

Coletiva de imprensa com o procurador Oscar Costa Filho
Quando: Hoje, às 9 h30min
Onde: Procuradoria da República no Ceará - Rua João Brígido, 1260. Joaquim Távora

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário