Ceará na mira de empresa líder mundial em eventos
Novos eventos podem incrementar o calendário local em 2014, com a entrada da Reed Exhibitions no mercado cearenseO Ceará está na mira da Reed Exhibitions Alcantara Machado, líder mundial no mercado de feiras de negócios, que só em Pernambuco gera, por ano, um incremento em torno de R$ 2 bilhões na receita do Estado e R$ 50 milhões em turismo de negócios, incluindo hospedagem, alimentação e transporte.
“O Ceará possui um diferencial por ser a porta de entrada para o Norte do País. Também tem melhor acesso aos fluxos de voos com o Maranhão, além de possuir um centro de eventos moderno e funcional”, afirma Tatiana Menezes, diretora executiva da região Nordeste da Reed Exhibitions. Ela diz que a empresa quer obter mais informações para inícar trabalhos em 2014.
O Centro de Eventos impacta em 1% do Produto Interno Bruto estadual, gera 87,6 mil empregos e provoca um aumento de R$ 318,3 milhões na massa salarial do Ceará, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado. Para Tatiana, a inclusão de novas feiras fixas no calendário cearense requer o apoio de órgãos públicos e de setores de turismo. “É importante um levantamento de dados aprofundado, que nos faça entender o mercado local”, explica.
Em Recife já são sete feiras fixas anuais, o que representa 30% dos pavilhões de eventos da capital pernambucana. Cada uma das feiras recebe um investimento em torno de 2,5 milhões da Reed Exhibitions.
De acordo com Tatiana, o Ceará já recebe feiras internacionais organizadas pelo grupo, mas a empresa visa entrar no calendário de eventos fixos da capital. “Atualmente, o maior interesse de investimento do Grupo Reed é no Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). E dentro do Brasil, o Nordeste é o foco principal da empresa, pelo crescimento econômico da região”.
Funcionando desde 1997 no Brasil, a Reed Exhibitions, que possui sede no Reino Unido e um escritório central nos Estados Unidos, juntou-se a Alcantara Machado, maior empresa de eventos da América Latina formando um joint venture. No Brasil, a empresa realiza 60 eventos anuais.
Fonte: O povo
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