quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Eudes Xavier presta esclarecimentos à PF sobre denúncias de espionagem

O deputado falou ontem à Polícia Federal sobre a denúncia que fez em abril de suposta espionagem praticada por Cid Gomes contra o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa

O deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) prestou depoimento ontem à Polícia Federal sobre a denúncia que fez, seis meses atrás, de suposta espionagem praticada pelo governador Cid Gomes (Pros) contra seu inimigo político Roberto Pessoa (PR), ex-prefeito de Maracanaú.


Eudes pediu à PF que apure o caso. “Quero muito que deem prosseguimento à investigação”, disse o petista ao O POVO, depois de prestar esclarecimentos na sede da Polícia Federal, em Brasília.


No dia 18 de setembro, a Polícia Federal enviou ofício a Eudes solicitando que o deputado marcasse data, hora e local para esclarecer a denúncia que fez na tribuna da Câmara dos Deputados em 4 de abril, quando declarou ter recebido cópias de emails supostamente trocados entre Cid, seu irmão Ciro Gomes, atual secretário estadual de Saúde, o secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho, e o então secretário de Segurança Pública, Francisco Bezerra, que indicavam a contratação da empresa americana Kroll para espionar Roberto Pessoa.


À época, Eudes não revelou quem lhe passou as cópias dos emails. Ontem, falando ao delegado da Polícia Federal Rômulo Teixeira Cavalcante, Eudes repetiu que não sabe quem encaminhou a seu gabinete na Câmara o envelope contendo as cópias dos emails, mas reiterou que, como parlamentar, tinha o dever de pedir a apuração do fato “grave e ofensivo à democracia”.


Áudio de Cid
Conforme o termo de declarações de Eudes à PF, encaminhado pelo deputado ao O POVO, ele pediu ao órgão que requeira da Assembleia Legislativa as notas taquigráficas e o áudio do pronunciamento de Cid na manhã seguinte à denúncia.

Na ocasião, Cid rechaçou as acusações do petista, afirmou que tinha tido o email invadido e revelou que havia pedido à Polícia Civil que investigasse o caso. “Inventaram tudo isso e passaram para o Eudes. Resta saber se ele entrou nisso de beócio, imbecil ou idiota, ou se como crápula, vinculado a uma quadrilha”, disse então o governador. No depoimento de ontem, Eudes afirmou que o discurso de Cid foi “ofensivo” e “desrespeitoso” para com ele.


O POVO tentou saber da Polícia Federal, após o depoimento de Eudes, quais serão os próximos passos da investigação, mas as perguntas enviadas à assessoria de comunicação do órgão não foram respondidas até o fechamento desta página. A reportagem também procurou a Polícia Civil por telefone e email para saber como anda o inquérito, mas não houve resposta.

SERVIÇO

Polícia Federal no Ceará
Onde: Rua Dr.Laudelino Coelho, 55 - Bairro de Fátima - Fortaleza.
Fone: (85) 3392-4900


Para entender


4 de abril
Eudes Xavier denuncia suposta arapongagem de Cid Gomes contra Roberto Pessoa. Segundo Eudes, Cid e Ciro Gomes teriam contratado a empresa Kroll para espionar o ex-prefeito de Maracanaú.

5 de abril
Cid rechaça a denúncia e diz que ele próprio estava sendo espionado, relatando que, no fim de 2012, um empresário teria lhe contado que viu Roberto Pessoa mostrar cópia de um email de Cid.

10 de abril
Polícia Civil apreende notebook no apartamento de Roberto Pessoa e computadores na casa de seu primo Miguel Pessoa.

10 de abril
Roberto tem o notebook devolvido pela Justiça. Laudo policial diz que “não foram encontrados vestígios que permitissem afirmar” que a conta do email pessoal do governador “foi acessada a partir do equipamento examinado”.

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário