segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vereadores miram vaga na AL e Câmara Federal

Alguns parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza demonstram interesse em disputar o pleito do próximo ano

Mais de 20% dos vereadores da Capital cearense deverão lançar seus nomes para a disputa eleitoral do próximo ano. Nos bastidores da Câmara, vários nomes já estão sendo comentados como certos para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O presidente do Legislativo municipal, vereador Walter Cavalcante (PMDB), informa que alguns parlamentares já lhe adiantaram que serão candidatos em 2014. O peemedebista também pretende concorrer, mas apenas se não houve racha na aliança que hoje dá sustentação ao governo de Cid Gomes e Dilma Rousseff.

O vereador Acrísio Sena afirma que já está visitando suas bases eleitorais para emplacar a candidatura a deputado federal no próximo ano Foto: JL ROSA
Embora alguns digam que ainda é cedo para falar sobre eleição, muitos que pretendem se candidatar no próximo ano já estão se articulando para a disputa. Parlamentares tanto de primeiro mandato, como veteranos, estão dispostos a trocar o cargo de vereador pelo de deputado estadual ou federal.

Na avaliação de Walter Cavalcante, a eleição de 2014 deverá movimentar a Câmara de Fortaleza. Embora não concorde que a Casa sirva como uma vitrine para aqueles que pretendem garantir um patamar mais alto no campo do Legislativo, o peemedebista está de acordo que o vereador tem melhor chance de disputar uma eleição.

Isso porque, argumenta, é o vereador quem está mais próximo da população e a maioria reside na base eleitoral, são os chamados vereadores de bairro. Diferentemente do deputado estadual e do federal, destaca Walter Cavalcante, o vereador está em contato permanente com o eleitorado e conhece bem as demandas da sociedade. Segundo ele, o fato de a Câmara ter se aproximado mais dos movimentos sociais e da população em geral, nesses últimos anos, é um ponto positivo para aqueles que pretendem se candidatar.

Aliança

Walter Cavalcante lembra que já saíram da Câmara para outras Casas Legislativas vários parlamentares que têm se firmado no Parlamento, citando o caso dos deputados Heitor Férrer (PDT), Nelson Martins (PT), Chico Lopes (PCdoB) e Patrícia Saboya (PDT). Para essa eleição, estima, deverão sair pelo menos seis parlamentares dos quadros da Casa, acreditando que dois devem se eleger para a Câmara dos Deputados e quatro conseguirão uma vaga na Assembleia.

O peemedebista deixa claro que, se um candidato ao Governo do Estado garantir em torno de si a manutenção da aliança entre PT, PSB e PMDB, ele colocará seu nome para deputado federal. "É um sonho meu ir para a Câmara dos Deputados", ponderou. A condição posta para disputar o pleito de 2014, segundo o vereador, é por entender não ser ainda o momento dessa aliança ser rompida.

O vereador Acrísio Sena (PT) disse já estar conversando com a militância sobre sua possível candidatura à Câmara dos Deputados e intensificando as visitas às bases eleitorais. Embora muitos digam que ainda é cedo para se tratar de eleição, Acrísio Sena garante que todos que pretendem disputar o pleito de 2014 já estão se movimentando.

Veteranos

É a segunda vez que Acrísio Sena se elege vereador, mas caso seja eleito deputado federal, só cumprirá dois dos quatro anos de mandato. Ele não é o único vereador do PT que vai lançar o nome na eleição. O vereador Guilherme Sampaio (PT) pretende concorrer ao cargo de deputado estadual.

Além dos veteranos, há vereadores de primeiro mandato que almejam concorrer em 2014. O vereador Welington Saboia, presidente estadual do PSC, é novato na Câmara de Fortaleza e está cotado pelo partido a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. "Fui incumbido dessa missão", pontuou, informando que já está conversando com alguns partidos para montar o arco de aliança para a disputa proporcional. O PSC quer se aliar ao PMN, PTdoB e PPL para eleger pelo menos dois deputados federais.

O vereador Capitão Wagner (PR) sempre deixou claro que o seu alvo é a Assembleia Legislativa. O parlamentar foi eleito vereador em 2012 pela primeira vez, mas já pensa em se candidatar em 2014 a deputado estadual. Não será a primeira tentativa do parlamentar a uma vaga no Legislativo estadual. Na Câmara, o republicano foi o mais votado, com 43.655 sufrágios.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário