segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Passeio Público sedia troca de brinquedos

Organizado por pais que frequentam o parque, a segunda edição deste troca-troca animou o domingo no local

Pais e mães estenderam suas toalhas na grama do Passeio Público. Mas, neste domingo, não era para um típico piquenique. A ocasião foi para troca de brinquedos. Aproveitando o mês das crianças, o encontro ocorreu pelo seu segundo ano consecutivo. A troca em si é só um pretexto dos pais para ensinar aos seus filhos a questão do desapego e para desestimular o consumo extremo, no caso dos pequenos, de brinquedos.

São as próprias crianças que negociam a troca de brinquedos entre as opções disponíveis. A ideia do projeto é incentivar o desapego FOTO: KID JÚNIOR
A psicóloga Krys Rodrigues é veterana no evento promovido pelo grupo aberto da rede social "Crianças no Parque". "É um encontro para a família, para fazer uma ocupação dos locais públicos e tirar essa coisa de ficar só dentro de shopping, em locais frios, e estar mais em contato com a natureza", expõe.

A ideia é deixar tudo sem regras. Na verdade, são as crianças que praticamente fazem a transação. Basicamente, elas vão andando até o brinquedo e pedem para trocar. São diferentes tipos, tamanhos e estilos. Todos em bons estados, vale ressaltar. "Colocam para troca aquele brinquedo que gostaria de receber. A gente vê que existe esse bom senso. Não são para ser descartados, para ir ao lixo, permite que possa ser brincado", conta.

Participação

Nesta edição, conforme ela, há muito mais gente comparado à edição passada da troca de brinquedos. É o caso da doula Kelly Brasil, mãe de Luiz Fernando. Foi a primeira vez, tanto no encontro, como no Passeio Público. Ela deu total autonomia para o filho escolhe quais brinquedos ele "não curtia mais".

Da mesma forma foi na hora de "negociar". Segundo ela, se o filho quiser trocar um brinquedo que custou mais de R$ 100 por um de dez reais, não tem problema. Para a criança, conforme ela, o que vale é o valor sentimental, então é isso que importa na troca de brinquedos ocorrida neste domingo.

Ao lado do espaço de brinquedos, Janet Barros, inspiradora do "Pé de Livros" montou uma área para o seu projeto. No caso, livros são pendurados nas árvores para serem pegos e lidos no local. Lá também foi possível fazer trocas de livros. Funcionava da seguinte forma: a criança colocava o seu livro para doar em uma caixinha e pegava outro em uma caixa ao lado de livros que já foram doados.

Foi a primeira vez do "Pé de Livro" no Passeio Público. No próximo domingo, Janet espera voltar ao local, adianta ela.

A uma semana da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos dias 26 e 27, as escolas realizam as últimas ações de preparação dos alunos para as provas. A Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, em parceria com o curso pré-vestibular XII de Maio, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou um aulão preparatório durante todo o domingo. Na sexta-feira, 18, a escola ainda organizou uma noite de revisão das disciplinas que durou até a manhã do sábado, 19. Segundo o coordenador da instituição, Humberto Mendes, o conteúdo abordado inclue principalmente temas interdisciplinares e questões de atualidade, geralmente contidos no exame.

A escola destacou-se no último Enem como a instituição de ensino público cearense que mais aprovou estudantes nos processos seletivos das universidades públicas e instituições privadas, através de bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni), obtendo mais de 200 aprovações.

"Desta vez estamos contando aproximadamente 500 estudantes do 3º ano do ensino médio realizando o Enem. Com a reserva de 50% das vagas da UFC para os estudantes de escola pública, a expectativa é de superarmos o número de aprovados nesse ano. Por isso, contamos com uma preparação de um ano letivo inteiro voltada para o Enem, o que inclui o trabalho psicológico e motivacional dos estudantes, para que eles se sintam capazes de ingressar em um curso de nível superior", afirma o coordenador Humberto Mendes.

Esforço

O estudante Delon Freitas, 19, pretende ingressar no curso de Medicina e aposta no ano de estudos intensos para obter êxito. "Agora é hora de manter a calma, confiar em mim mesmo e na preparação que eu tive, com professores competentes, que me deram bastante um ótimo embasamento", finaliza.

Em 2013, o Ceará é o 5º do País em número de inscritos, atingindo 518 mil. Destas, 192 mil são da rede pública.

CAMILA MARCELO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste  

Nenhum comentário:

Postar um comentário