Fifa quer adiar decisão sobre Qatar
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, avalia retirar da pauta da reunião do Comitê Executivo a mudança do calendário da Copa de 2022, no Qatar, do verão para o inverno. Foi o que ele sinalizou hoje nas reuniões dos comitês do Mundial de Clubes e do Fair Play. Segundo relato de dirigentes que estavam presentes, Blatter afirmou que não gostaria de discutir mais a Copa de 2022 nesta semana.
O Comitê Executivo, órgão máximo da entidade, se reúne quinta e sexta e a mudança da Copa de 2022 para o inverno ainda está oficialmente na agenda. O próprio Blatter havia concordado com isso dias atrás, já que é defensor da ideia de mudar o calendário em razão do forte calor no verão do Qatar, com temperaturas que podem chegar a 50º C no horário dos jogos.
Apesar disso, Blatter pode manter a agenda por causa da pressão de membros do comitê para resolver logo a polêmica, principalmente depois da indicação dos países europeus de que aceitam a mudança, algo que vinham resistindo.
O movimento do presidente da Fifa ocorre dias depois de o jornal britânico “The Guardian” publicar reportagem mostrando que dezenas de trabalhadores nepaleses morreram no Qatar nas últimas semanas e milhares enfrentam abusos trabalhistas. Segundo o jornal, a média de trabalhadores nepaleses mortos neste verão foi de quase um por dia.
Na agenda de reuniões na Suíça, estão previstos ainda o balanço da Copa das Confederações deste ano e a atualização dos temas relacionados à Copa de 2014 no Brasil, incluindo os estádios, a distribuição de ingressos e a segurança do evento. (Folhapress)
Fonte: O povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário