quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IJF adere à campanha contra o câncer de mama no Ceará

Como símbolo da prevenção ao câncer de mama, a tonalidade rosa será utilizada durante o mês de outubro para iluminar a fachada da casa amarela, ao lado do IJF. Objetivo da ação é lembrar a importância da prevenção

A casa amarela do Instituto Doutor José Frota (IJF) ganhou uma nova cor na noite de ontem. Durante todo o mês de outubro, o prédio ficará iluminado com a tonalidade rosa. É um lembrete para mulheres de várias idades buscarem os exames preventivos ao câncer de mama.


De acordo com o superintendente da instituição, o médico Walter Frota, apesar de o IJF ser uma unidade de saúde reconhecida na área de traumas, ele deve abraçar causas sociais que necessitam de visibilidade. “O hospital tem obrigação de alertar sobre essa doença que atinge tantas mulheres. É uma ação de responsabilidade social, embora não esteja no nosso perfil de atendimento”, pontuou.


Para a vendedora autônoma Heronilde Rocha Barbosa, 45 anos, as mulheres deveriam lembrar que a prevenção pode acelerar o tratamento. “Esse é um mês especial. O câncer é uma doença triste, um problema muito pesado. Tive câncer na pele e, durante o tratamento, pude conviver com muitos pacientes. Ainda faço as consultas de rotina e o acompanhamento. Se não houver prevenção, a doença avança sem piedade”, alerta. Heronilde vendia terços na entrada do hospital. “Os de cor rosa acabaram logo que cheguei”, comemora.


Prevenção


Outros pontos da Capital, como a estátua da Iracema Guardiã, também recebem iluminação rosa este mês. Durante a cerimônia que inaugurou as luzes na casa amarela, muitos curiosos se aproximavam do prédio para saber qual o motivo da ação. A entrada do IJF também estava decorada em tons rosa. Médicos, enfermeiros e atendentes utilizavam adereços com a cor.


A agricultora Nerise Alves Moura, 46 anos, ficou encantada com a intensidade das luzes. Ela, que reside em Potiretama, distante 279 quilômetros da Capital, veio apenas para realizar os exames preventivos. “Estava no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) fazendo alguns exames. Essa é a terceira vez. É um procedimento dolorido, incômodo, ruim mesmo. Mas sei que é necessário para a minha saúde”, afirma.

Saiba mais
 
O deputado federal
João Ananias falou na Tribuna da Câmara, ontem, sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de mama. “O Outubro Rosa vem se alastrando por todo o nosso País, com manifestações cada vez mais largas da sociedade em torno da prevenção do câncer de mama, doença que mais mata mulheres por tumor no Brasil”, disse. O parlamentar ainda parabenizou O POVO pelo espaço dedicado ao movimento.

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário