quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Calendário 2014

E a pré-temporada?


A aprovação da fórmula de disputa do Estadual de 2014 deixou Icasa e Fortaleza em situação difícil para a preparação

Dez clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Cearense - o Guarani/J não compareceu - aprovaram ontem o calendário e a fórmula de disputa do certame de 2014. O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, propôs uma fórmula mais enxuta para facilitar a vida dos clubes e com o campeonato começando apenas no dia 19 de janeiro, mas os dirigentes não aceitaram e aprovaram um início de campeonato para o dia 5 de janeiro.

Leão e Verdão devem ter menos de duas semanas para fazer pré-temporada
Foto: Tuno Vieira


Os clubes aprovaram a fórmula da competição com maioria absoluta de votos, porém Fortaleza, Icasa e Itapipoca foram contra o modelo de disputa, que vai encurtar as datas e reduzir a pré-temporada dos jogadores.

Classificação
Se o Fortaleza se classificar para as próximas fases da Série C deste ano, poderá fazer a sua última partida no dia 24 de novembro de 2013. E é aí que está o problema para o Tricolor. Nessa situação, teria de liberar seus jogadores para 30 dias de férias e depois trazê-los de volta ao trabalho no dia 24 de dezembro, já iniciando uma pré-temporada pensando no 5 de janeiro.

O Icasa vai se complicar ainda mais, pois a Série B tem rodadas previstas até 30 de novembro de 2013. Assim como seu rival da Capital, portanto, teria a pré-temporada toda prejudicada.

Ao fim da reunião de ontem, havia queixas dos clubes que votaram contra a fórmula aprovada, como a do vice-presidente do Fortaleza, Daniel Frota. "Agradar, não agradou, mas fomos voto vencido e temos de respeitar a decisão da maioria. É uma fórmula deficitária, mas devemos pagar o preço por não termos nos classificado para a Copa do Nordeste", queixou-se. "Não temos o que reclamar porque foi uma votação, mas é uma regra tirana do campeonato", completou o dirigente do Leão.

FCF lamenta
O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, lamentou que fosse aprovada essa fórmula de disputa. "Da maneira que os clubes votaram, vamos ter de jogar, em algumas semanas, às terças, quintas e domingos. Considero que a proposta da Federação foi vitoriosa no sentido de que reduzimos os clubes e aprovamos o rebaixamento de três para que o campeonato de 2015 tenha 10 participantes", disse Carmélio.

Mais descontentamento
Já diretor de futebol do Icasa, Fred Gomes, não conseguia esconder o seu descontentamento com a fórmula de disputa. "Vejo com tristeza e decepção essa aprovação. É uma fórmula esdrúxula, drástica, com jogos às terças, quintas e domingos. Para nós, que ficamos a 550 quilômetros da Capital, haverá um desgaste muito grande dos jogadores. A fórmula que a Federação apresentou primeiro era a melhor porque respeitava os prazos, aumentando a receita e melhorando a parte técnica da competição. Meu medo é que seja um fiasco o campeonato, dentro desse modelo que os outros clubes aprovaram", disse Fred.

FCF define formato do Campeonato EstadualO Campeonato Cearense 2014 já tem novo formato definido. Em reunião entre os clubes participantes e a Federação Cearense de Futebol (FCF), a entidade oficializou a forma de disputa do Estadual do ano que vem, que teve que ser readequado para se encaixar com o calendário do futebol brasileiro divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que excluiu datas reservadas para a competição.

O formato do Estadual foi definido em reunião com Mauro Carmélio, presidente da FCF Foto: Fabiane de Paula

Assim, o Cearense terá início no dia 5 de janeiro e o término é previsto para 16 de abril. Apesar das alterações, o formato será muito semelhante ao que foi implantado em 2013.

A competição terá uma 1ª Fase com nove equipes: Crato, Ferroviário, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Icasa, Itapipoca, Quixadá e Tiradentes. Os quatro melhores avançam para a 2ª Fase e se juntam a Ceará e Guarany de Sobral, que disputarão também a Copa do Nordeste. O líder receberá dois pontos de bonificação e o vice-líder receberá um. Os três piores serão rebaixados.

Posteriormente, haverá a disputa da semifinal e da final. Todas as fases do campeonato terão jogos de ida e de volta, totalizando 32 datas para a disputa.

Assim como em 2013, o campeão e o segundo colocado terão vaga garantida na Copa do Nordeste. O líder da 1ª Fase e o vencedor do torneio também se garantem na Copa do Brasil.

SAIBA MAIS

Descanso

A fórmula do Estadual- 2014 prevê o início do certame no dia 5 de janeiro e o último jogo no dia 23 de abril, o que fará com que, pelo menos em três semanas, haja jogos às terças, quintas e domingos. Com isso, cai por terra o descanso dos atletas, que, de acordo com especialistas, indica a pausa de 66 horas de um jogo a outro

Sindicato reage
O presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado, Marcos Gaúcho, ficou do lado de fora da reunião e disse que irá procurar medidas cabíveis para resguardar o direito dos jogadores. Inicialmente, vai buscar o diálogo e depois, entrar com ação na Justiça para tentar impedir a maratona de jogos.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário