sábado, 22 de março de 2014

17 carros em cada 100 no CE saem por consórcio           

Consorciado pensa no seu futuro sem dívidas em excesso, mas busca realizar sonho de consumo


Image-0-Artigo-1572723-1
No País, a aquisição de consórcios para compra de veículos saltou 76,9% entre 2009 e 2013
FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A aquisição de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas) por meio de consórcios no Brasil saltou 76,9% entre 2009 e 2013, saltando de 7,8% para 13,8%. Significa que a cada 100 veículos leves comercializados no País no último ano, 13 foram negociados com carta de crédito resultante do pagamento de consórcio.

A participação do sistema de consórcios no mercado cearense é ainda mais expressiva, superando as médias nacional e regional. No ano passado a fatia do Ceará no mesmo segmento chegou a 17,3%, enquanto a do Nordeste atingiu 15,9%. Ou seja, a cada 100 veículos leves vendidos no Estado, 17 foram a partir de consórcio.

Os números constam no último levantamento realizado pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), baseado em dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil.

Evolução

Para o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, a evolução do segmento se deve principalmente a mudança no perfil do consumidor.

Ano do consorciado

"Como já prevíamos, 2013 foi o ano do consorciado, principalmente por seu comportamento frente às finanças pessoais. Antes de comprar um veículo, por exemplo, o consumidor tem analisado várias aspectos que influenciam diretamente na sua decisão, especialmente a necessidade imediata ou não do bem. Pensa ainda no seu futuro sem endividamentos excessivos, focando a realização dos sonhos de consumo ou formação ou ampliação patrimonial pessoal, familiar ou empresarial de forma consciente. Por isso, em muitas oportunidades tem optado pelo consórcio", explica.

Duas rodas

No mercado de motos, a participação cearense foi ainda maior em 2013, com índice de 52,7%, superando a participação no mercado brasileiro, de 46,5%. Quer dizer que a cada 100 motos compradas no Ceará em 2013, mais da metade ou 52 foram adquiridas por meio de consórcio.
O Nordeste participou com 55,6% do total, ficando atrás da região Norte, onde a presença dessa modalidade de aquisição representou 68,9%.

Caminhões

Em relação a venda de caminhões, a participação dos consórcios no Ceará ficou em 17,5%, também a frente do Nordeste (16,3%), porém, abaixo da média nacional (21,2%). Nesse tipo de transporte, o destaque dentre as regiões nas vendas por consórcio foi do Centro Oeste, com 31,8% de participação, abaixo somente da participação dos estados de Mato Grosso (51,2%) e do Amazonas (32,5%).

Cargas

Segundo o relatório a presença de destaque no Centro Oeste ocorre porque o transporte rodoviário de carga é um termômetro da economia, refletindo maior ou menor aquecimento das atividades do País. Assim, devido a vocação da referida região no transporte de grãos, o consórcio tem participação determinante na economia da região no que se refere a venda de caminhões.

Ângela Cavalcante
Repórter
vENDAS_

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário