segunda-feira, 31 de março de 2014

Na Copa, 56% devem utilizar a web para produtos e serviços           

Motivada pela hastag #ImagineNaCopa, pesquisa aponta o que consumidor acha de empresas e do País


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Foto: Waleska Santiago

Passagens aéreas, reservas de hoteis entre outros produtos e serviços demandados pelo consumidor para a Copa do Mundo de 2014 devem aquecer o comércio eletrônico no Brasil na primeira metade do ano. Pesquisa realizada pela eCRM 123, empresa especializada em soluções de relacionamento com o cliente, aponta que 56% dos internautas pretendem utilizar a internet para adquirir itens relacionados ao megaevento, que acontece em junho próximo.

Denominado de "Imagina na Copa", o estudo levantou dados de quase 800 entrevistados em todo o País, que, por meio de questionários enviados pela web, também avaliaram como está o relacionamento das empresas com os consumidores no período que antecede o grande evento esportivo.

A expressão que dá nome à pesquisa entrou para o vocabulário popular brasileiro nos últimos meses e virou sinônimo de mal atendimento e falta de infraestrutura. "Pegou fila no aeroporto?" - Imagine na Copa. "Foi mal atendido no restaurante?" - Imagine na Copa. "Estava lotado e não conseguiu entrar?" - Imagine na copa?

Revelando, dessa forma, a insatisfação do consumidor brasileiro com o atendimento oferecido atualmente pelos fornecedores de produtos e serviços. "Já há algum tempo a gente percebe a insatisfação do brasileiro em relação ao Mundial de Futebol, tanto no âmbito cultural como econômico, o que motivou a realização do estudo", explica o CEO da eCRM 123, José Jarbas.

Empresas pouco retornam

De acordo com ele, a pesquisa mostra que dentre os que já recorreram às redes sociais para reclamar de algum serviço, usando a hashtag #imaginanacopa (12%), apenas 16% disseram ter recebido retorno das empresas.

Setores problemáticos

Os setores mais problemáticos, segundo apontaram os entrevistados, são: transporte terrestre (28%), aeroportos (20%) e companhias aéreas (20%).

"E para a maioria dos entrevistados, a solução para que as empresas não façam feio no Mundial é investir em infraestrutura e atendimento ao consumidor", destaca o executivo.

Conforme disse, em outra pesquisa recente da eCRM123 realizada no Brasil sobre a qualidade do atendimento ao consumidor, 90% afirmam que já tiveram problemas com atendimento e mais de 80% não voltariam a fazer negócios e ou indicariam a empresa problemática para conhecidos ou amigos.

Investimentos

Para Jarbas, "o acúmulo de anos de baixo investimento em infraestrutura e baixa qualidade de atendimento ao consumidor são as causas do pessimismo em relação ao evento. A pesquisa apenas confirma".

"E uma recomendação para as empresas é que intensifiquem o investimento em tecnologia de atendimento ao consumidor. Principalmente na web e nas redes sociais. Quem tiver diferencial real e visível vai sair na frente, além de surpreender e ganhar novos clientes fieis. Infelizmente somos carentes destas iniciativas no País", aconselha.

Internet e o relacionamento

Outra questão levantada pelo estudo, relata Jarbas, é que a imensa maioria dos entrevistados (96%) veem a internet como um canal que pode contribuir para o relacionamento com o cliente.
"Dentre as redes sociais, o Facebook é o que tem maior potencial junto ao consumidor", detalha o CEO da eCRM 123.

Anchieta Dantas Jr.
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

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