quarta-feira, 12 de março de 2014

Última etapa do Vila do Mar deve ficar pronta em um ano

                        

Novo trecho tem extensão de 1,5 quilômetro e vai da Avenida Theberge até o antigo Kartódromo


     
Image-0-Artigo-1564572-1
Obras envolvem unidades habitacionais e nova urbanização, que compreende calçadão, via e equipamentos de lazer
FOTO: WALESKA SANTIAGO
        
A expectativa de parte dos moradores do bairro Pirambu, na Capital, vai durar cerca de 12 meses. O período é a estimativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza para concluir as obras da segunda etapa do Vila do Mar, divulgado, na noite de ontem, quando o prefeito Roberto Claudio, na companhia de secretários e vereadores, assinou a ordem de serviço para o início dos trabalhos.

O novo trecho a receber as intervenções, com extensão de 1,5 quilômetro, vai da Avenida Theberge até o antigo Kartódromo, na Avenida Leste-Oeste, e estava sendo ocupado por casas em áreas de risco situadas na orla. Segundo a prefeitura, as famílias foram transferidas na última semana por meio de indenizações e através do aluguel social.

Ainda conforme a gestão municipal, as famílias em aluguel serão remanejadas para as moradias definitivas, após a conclusão do conjunto habitacional com 84 unidades, situado na Avenida Francisco Sá e que se encontra com 84% de execução. Já outras 1.806 moradias serão construídas por meio do projeto, beneficiando famílias das demais áreas da intervenção.

"São mais de 800 famílias que moram ao largo dessa intervenção, que ganharão uma residência, e ao mesmo tempo vamos finalizar essa urbanização até o Kartódromo", explicou o prefeito. Conforme o gestor, além da obras em si, estão sendo pagos compromissos não honrados na gestão anterior, e ao assumir a intervenção, a pendência orçamentária chegava a R$ 84 milhões, tendo sido necessário a transferência de parte dos recursos pelo Governo Federal.

"Conseguimos transferir parte da zona de habitação do PAC para o Minha Casa Minha Vida. Conseguimos também o financiamento da Caixa Econômica Federal para financiar as obras de habitação do PAC e por essa razão estamos com fôlego para poder honrar com as dívidas da gestão passada", disse.

Obras

A segunda etapa do projeto Vila do Mar engloba habitação popular, com a execução das 1.170 moradias restantes, realização de trabalho social, regularização fundiária, construção de novas unidades da vila dos pescadores e nova urbanização, que compreende novo calçadão, nova via, equipamentos de lazer, construção da via paisagística, entre outros.

 "Nós vamos ligar o Kartódromo até o trecho já feito do Vila do Mar, que permitirá inclusive que essa seja uma via, que além de paisagística, vai dar uma qualidade de vida as pessoas que moram no Grande Pirambu", ressaltou o prefeito.

Expectativa

Quem aguarda pelos trabalhos se diz ansioso. É o caso da líder comunitária Irene Pirapora, 85, residente no trecho a receber as obras há mais de 20 anos. "Espero que esse trabalho venha beneficiar e dar apoio aos pescadores, pois eles vivem disso e não têm outra vida. É preciso que o trabalho deles avance. Espero também que melhore a iluminação daqui", comenta ela.

Renato Bezerra
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário