quinta-feira, 27 de março de 2014

Quatro mil estabelecimentos com descontos a partir de hoje           

Com descontos de até 70%, quinta edição do evento deve mobilizar mais de 4 mil lojas, inclusive em shoppings


COmercio
A CDL espera que até R$ 350 milhões sejam faturados com a edição 2014, uma quantia recorde. Para se ter uma ideia, no ano passado foram registrados R$ 243 milhões em compras, 44% a menos do atual valor projetado
Foto: Natinho Rodrigues

A partir de hoje, mais de 4 mil lojas da Capital cearense estarão com descontos de até 70% no seus produtos. É que, pelo quinto ano consecutivo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promove, nesta época estratégica, o Fortaleza Liquida, que traz abatimentos em diversos segmentos do varejo para aumentar o movimento no período. Neste ano, a campanha vai até o dia 6 de abril, podendo incrementar as vendas do setor em até 50%.

“Essa não é uma época boa para o varejo, já que muitos consumidores ainda se recuperam dos gastos de Carnaval e até das compras de fim de ano. Assim, entramos em acordo com diversas lojas para que elas coloquem produtos em promoção durante esse período. Dependendo do lojista e do desconto, o incremento das vendas vai de 30% a 50%”, garante o presidente da CDL de Fortaleza, Freitas Cordeiro.

Segmentos participantes
Ao todo, o Fortaleza Liquida 2014 contará com a participação das mais diversas lojas de rua e de shopping-centers da Capital. Os descontos serão ofertados em produtos de vários segmentos. “Trata-se de uma campanha que abrange praticamente todo o setor. Para se ter uma ideia, até funerária entra”, comenta o presidente da CDL. “Lojas de veículos, de calçados, supermercados e até operadoras de plano de saúde estarão com ofertas na edição deste ano”, completa Freitas Cordeiro.
A CDL espera que R$ 350 milhões sejam faturados com o Fortaleza Liquida 2014, uma quantia recorde. Na edição 2013, foram registrados R$ 243 milhões em compras, 44% a menos do valor projetado para este ano.

Centro em destaque
Ainda de acordo com Freitas Cordeiro, uma parcela significativa das vendas do Fortaleza Liquida 2014 deve ser oriunda do Centro, que contará com mais de mil lojas participantes da campanha. Neste ano, aliás, o local será transformado em um grande shopping a céu aberto, com as ruas e lojas do bairro personalizadas com a identidade visual do evento. É a primeira vez que o Centro é “envelopado”.

“Nossa expectativa é que o consumidor se sinta envolvido no projeto. Os trabalhos de decoração começaram hoje (ontem) e tudo será devidamente sinalizado”, diz o presidente da CDL.

Dentre os itens de decoração para divulgar a promoção, o destaque é para os chamados 11 pórticos (tipos de portais) instalados da Praça do Ferreira até a Praça José de Alencar, pelas ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, corredores que tradicionalmente possuem grande movimentação diária de consumidores. Haverá, ainda, bandas de fanfarra e pagode para animar o evento promocional.

“Apostamos bastante nesse formato e acreditamos que o 'envelopamento' do Centro será um exemplo para liquidações que acontecem em outras capitais brasileiras”, diz Freitas Cordeiro, informando que a iniciativa conta com a parceria da Rede (antiga Redecard).

Premiação
Além de aproveitar os descontos da campanha, os consumidores também poderão ser premiados após o encerramento do evento. Na Praça do Ferreira, inclusive, será montada uma tenda que abrigará premiações desta edição. O Fortaleza Liquida 2014 sorteará cinco carros Toyota Etios, uma moto Harley-Davidson e cinco caminhões de prêmios (móveis, eletrodomésticos, utensílios do lar, etc).

Para concorrer, é preciso comprar nas lojas participantes. A cada R$ 25, o cliente recebe um cupom para depositá-lo na urna. O sorteio para definir os ganhadores será realizado no dia 16 de abril, às 19 horas, na sede da CDL Fortaleza, no Centro.
Situação do varejo na Copa ainda indefinida

Faltando 77 dias para a Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura Municipal de Fortaleza ainda não definiu se será decretado feriado na Capital, uma das cidades-sede, em dias de jogos do Mundial. Conforme a assessoria da Prefeitura, ainda não há sequer uma previsão para a decisão por parte do prefeito Roberto Cláudio.

Ao todo, Fortaleza receberá seis jogos do Mundial na Arena Castelão: Uruguai x Costa Rica (14/06), Brasil x México (17/06), Alemanha x Gana (21/06), Grécia x Costa do Marfim (24/06), Oitavas de final (29/06) e Quartas de Final (04/07). A possibilidade de cada uma das 12 sedes decretar feriados municipais em dias de jogos estava prevista na Lei Geral da Copa, anunciada em 2012 pela presidente Dilma Rousseff.

Comércio preocupado

om essa indefinição por parte da Prefeitura, o comércio segue preocupado com a possibilidade de haver feriados na cidade. Conforme o Diário do Nordeste já informou, diante da incerteza, além da perda no faturamento, líderes do setor estimam que a paralisação nestas datas poderá ocasionar demissões.

Segundo Freitas Cordeiro, as chances disso ocorrer são altas, já que as perdas no faturamento do comércio podem chegar até a 60% durante o evento esportivo. “Mesmo com as lojas fechadas, ainda temos que arcar com os altos encargos tributários. Por isso, as empresas que não estiverem com um bom planejamento financeiro poderão ter custos muito altos para se manter, o que consequentemente poderá levar a perda de pessoal”, avalia.

Áquila Leite
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

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