quinta-feira, 27 de março de 2014

CE será 2º em número de shoppings no Nordeste           

A posição ainda é dividida com Pernambuco, mas as unidades a inaugurar mudarão o quadro


Image-0-Artigo-1575827-1
Os 14 shoppings em operação atualmente no Estado geraram faturamento de R$ 4 bilhões no ano passado, sendo responsáveis pela geração de 25 mil empregos diretos
FOTO: FABIANE DE PAULA

Com mais dois shoppings centers a abrirem suas portas até o fim do ano, o Estado encerrará 2014 como o segundo do Nordeste com o maior número de estabelecimentos do gênero. Serão 16 unidades, ficando atrás apenas da Bahia, que deverá terminar o ano com 18 centros de compra.

Atualmente, o Ceará divide a segunda colocação com Pernambuco, com 14 shoppings em funcionamento, cada. Ao todo a região oferta 69, ante os 496 existentes no País. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que promoveu, ontem, em Fortaleza, encontro regional com profissionais do setor.

São classificados como shoppings centers, explica a superintendente de Operações da Abrasce, Adriana Colloca, empreendimentos com pelo menos cinco mil m² de área bruta locável (ABL), que tenham lojas âncora, vagas de estacionamento e que sejam voltados para alugar.

Inaugurações

Os dois novos shoppings que deverão entrar em operação no Ceará ainda em 2014 são o Rio Mar, em Fortaleza. Com 93 mil m² de ABL, sua inauguração está prevista para o fim de outubro. O outro é o Shopping Juazeiro, no Cariri, que terá cerca de 13,4 mil m² de ABL e deverá abrir ao público no fim de setembro.

Em nível nacional, 43 novos shoppings centers deverão passar a funcionar neste ano. Destes, seis estarão localizados no Nordeste. O Estado a receber mais unidades (2) na região vai ser o Ceará.
Já para 2015, adianta a executiva, o Estado deve ganhar outro centro de compras de grande dimensão. Trata-se do Grand Shopping Messejana, da Ômega Participações S/A.

Localizado na Av. Frei Cirilo, o mall, que atenderá 33 bairros da região, vai consumir investimento de R$ 72 milhões até a sua conclusão.

Em todo território Nacional, mais 20 shoppings serão abertos no ano que vem, sendo três na região Nordeste - além do cearense, um no Rio Grande do Norte e outro em Pernambuco.

Perspectivas

Para Adriana Colloca, o setor deverá continuar crescendo em 2014. "No entanto em um ritmo inferior ao que se viu em anos anteriores, quando as vendas cresceram na casa dos 17%. A nossa expectativa para 2014 é de um avanço de 8% a 10% em todo o País", adianta.

Conforme disse, mesmo assim, o incremento esperado para o setor de shopping centers no Brasil é considerável se comparado ao esperado para o varejo e à economia brasileira.

Embora fatores que sustentaram o consumo no País nos últimos anos - mercado de trabalho, crédito e estímulos governamentais - venham se estabilizando, ela acredita que ainda há espaço que sustente a abertura de novos shoppings.

"A classe média continua crescendo, assim como a população de um modo geral", afirma.

RioMar lança programa de qualificação para o varejo

Com expectativa de inaugurar até novembro deste ano, o Shopping RioMar Fortaleza, em construção no bairro Papicu, lança hoje o Programa de Qualificação para o Varejo. Uma parceria entre o Grupo JCPM, a Fecomércio-CE e o Senac, o programa irá preparar mão de obra visando, principalmente as oportunidades de emprego com a abertura do empreendimento comercial.

Durante o lançamento, que ocorre na Sede do JCPM, o grupo pretende apresentar o número de oportunidades, aulas e inscrições para os cursos. Ao todo, empreendimento deve gerar até 8 mil empregos diretos na Capital, além de valorizar mais a região onde está sendo instalado.

Atualmente, trabalham na obra do cerca de 1.000 pessoas que foram capacitadas por meio de cursos do Instituto JCPM.

70% pronto

Até o momento, o novo shopping conta com 70% das obras concluídas e 100% da edificação finalizada. De acordo com a empresa, a obra agora está na fase de cobertura, colocação de piso e vidros. O novo centro de compras já possui cerca de 80% de sua Área Bruta Locável (ABL) reservados mediante contratos.

Anchieta Dantas Jr.
Repórter

Faturamento_compras

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário