92 cidades terão teste para detectar a tuberculose Nos próximos dois meses, 92 cidades do País vão receber equipamentos para a realização de testes rápidos para detectar a tuberculose, doença que afetou 71.123 pessoas em 2013 e matou 4.406 brasileiros em 2012.
O teste rápido permite a detecção da enfermidade em até duas horas, o que facilita o engajamento ao tratamento. Ao mesmo tempo, o exame identifica uma eventual resistência à droga usada largamente no Brasil, a rifampicina.
O Ministério da Saúde informa que o piloto do teste rápido ampliou a detecção dos casos em 43% em comparação com o método tradicional de laboratório, que leva pelo menos 30 dias para dar o diagnóstico.
O investimento será de R$ 15 milhões. Dados da pasta mostram a redução de novos casos da doença desde 1995, quando atingiu a marca de 91.013 casos.
Segundo o Ministério da Saúde, a nova tecnologia será distribuída às capitais, regiões de fronteira, cidades com mais de 130 novos casos em 2012, e locais com populações indígenas e presídios onde há número significativo de casos de tuberculose. (da Folhapress)
Fonte: O povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário