terça-feira, 11 de março de 2014

Campanha de vacinação tem início nas escolas



Image-0-Artigo-1563597-1
A meta da Prefeitura de Fortaleza é imunizar 80% das 63.640 meninas entre 11 e 13 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacina vai fazer parte do calendário regular de imunização do Município
Foto: Lucas de Menezes
        
Cronograma ainda não foi finalizado pela Prefeitura; ação segue até 10 de abril também em postos de saúde

Começou ontem em todo o País a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. Em Fortaleza, escolas públicas do Estado e do Município receberão profissionais da Programa Saúde da Família para imunizar meninas com idade entre 11 a 13 anos. Entretanto, a Prefeitura de Fortaleza ainda não finalizou o cronograma de imunização. Amanhã, a ação será na Escola Municipal Filgueiras Lima. Postos de saúde também estarão com a vacina.

A primeira fase da campanha "Cada Menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção" segue até o dia 10 de abril. Segundo a gerente de da Célula de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), Cíntia Eufrásio, a aplicação das vacinas acontece dentro do Programa Saúde na Escola, do governo federal, e deverá atingir todas as instituições de ensino ligadas à Prefeitura. "Em Fortaleza, são 227 escolas cadastradas neste programa, mas todas as 284 do Município vão participar", garantiu.

Escolas estaduais também serão atendidas. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) chegou a divulgar que colégios particulares também receberiam as doses. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que não tinha informações sobre o assunto, pois só seria responsável pelas escolas municipais.

A gerente da SME confirmou, ainda, que a segunda etapa da imunização se dará nos postos de saúde de Fortaleza daqui a seis meses, de 1º a 12 de setembro, e o último reforço cinco anos depois.
Na Escola Municipal Francisco de Melo Jaborandi, no Conjunto Esperança, cerca de 50 meninas assistiram a uma palestra de orientação sobre a vacina. "A gente explicou o que era a vacina e para que ela serve. Alertamos que, apesar de ser transmitido sexualmente, isso não implica que elas estão livres para iniciar a vida sexual", afirmou a especialista. O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira.

Para Cíntia Eufrásio, a vacina nesta faixa etária é eficaz justamente por ser aplicada antes das primeiras relações sexuais. A assessora técnica de imunizações da SMS, Vanessa Soldatelli, concorda. "Quanto mais cedo for feita a vacina, melhor o resultado. O ideal é imunizá-las antes da iniciação sexual", explicou.

Segundo ela, Fortaleza tem 63.640 jovens na faixa etária atingida pela campanha. "A meta é imunizar 80%. Quanto maior o percentual, maior é o impacto da vacina", disse. Ela acrescentou que a vacina vai fazer parte do calendário regular de imunização do Município.

A estudante Ingrid Bezerra de Melo, 11, encarou a dor e tomou a vacina por considerar importante. "Doeu mais ou menos. Mas é uma vacina contra o HPV e a gente precisa dela para evitar o câncer no colo de útero", disse.

Injeção

Com a mesma idade, Linda Joenny só soube da campanha ao chegar na escola, mas logo se submeteu à injeção. "É para proteger e não pegar doença. Todas as meninas têm que tomar".

De acordo com a Sesa, a população de adolescentes a ser vacinada no Ceará é de 257.345 adolescentes, que deverão se apresentar nas escolas ou em postos de saúde o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Em 2015, as vacinas serão oferecidas para as jovens de 9 a 11 anos e em 2016, às meninas de 9 anos. Ainda de acordo com a Sesa, a eficácia da vacina é de 98,8% contra o HPV.

Germano Ribeiro
Repórter

sAÚDE_


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário