quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Horário das Missas e Confições

Horário das Missas na Matriz:
De Terça a Sexta às 17h 30min.
Quinta-feira: 7h30min e 17h 30min
Domingo: 7h, 18h e 19h 30min
Todas as 1ª Sextas-feiras às 7h
Todos os dias 13 de cada mês às 12h
Horário das Missas nas Comunidades (Urbanas e Rurais):
De Terça a Sexta às 19h.
Sábado: às 17h e 19h.
Domingo:  17h e 19h
Todas as 1ª Sextas-feiras às 19h
Todos os dias 13 de cada mês às 19h
Horário das Confições:
De Terça a Sexta a partir das 16h
 
Fonte: Paroquia Nossa Senhora dos Prazeres
Espionagem pode ter atingido papa

Revelação vem à tona depois da notícia que a espionagem dos EUA interceptou 46 milhões de telefonemas na Itália
Roma. A espionagem norte-americana não teria poupado nem os cardeais da Igreja Católica, segundo a revista italiana "Panorama". De acordo com o semanário, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) interceptou telefonemas de diversos cardeais, entre eles o argentino Jorge Mario Bergoglio, pouco antes de ele ser eleito papa.

A publicação lembra que Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, é considerado uma "pessoa de interesse" pelos serviços de espionagem norte-americana pelo menos desde 2005, segundo revelações feitas pelo "WikiLeaks" Fotos: reuters

A revelação da "Panorama" vem à tona depois de o site "Cryptome" ter noticiado que a espionagem dos EUA interceptou 46 milhões de telefonemas na Itália entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. "Aparentemente há também ligações do e para o Vaticano" e a NSA "espionou o papa", enfatiza a semanal.

"Há temores de que os norte-americanos tenham continuado a escutar as conversas dos prelados até a véspera do conclave", inclusive aquelas envolvendo o futuro papa Francisco, prossegue a revista.

O conclave papal é um acontecimento historicamente cercado de segredo. Quando os cardeais católicos fecham-se na Capela Sistina para escolher um novo líder para a Igreja, um moderno sistema é instalado com os objetivos de impedir qualquer comunicação dos prelados com o mundo e também que o local seja alvo de escutas clandestinas.

Citado pela emissora "Al Jazeera", o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que não é de conhecimento da Santa Sé a informação de que os cardeais teriam sido espionados. "Não estamos preocupados com isso", declarou.

A "Panorama" lembra que Bergoglio é considerado uma "pessoa de interesse" pelos serviços de espionagem norte-americana pelo menos desde 2005, segundo revelações feitas pelo "WikiLeaks", plataforma dedicada ao vazamento de informações secretas que liberou ao público centenas de milhares de telegramas diplomáticos dos EUA.

Troca de acusações
Os Estados Unidos e a Europa trocaram acusações ontem em meio à tempestade provocada pelo escândalo da espionagem americana, que pode envolver também o Vaticano. Alemanha e França negaram as informações segundo as quais teriam espionado os Estados Unidos, enquanto Washington voltou a rejeitar as acusações de interceptação das comunicações na Europa e nas Nações Unidas.

O porta-voz da ONU, Martin Nesirky, declarou ontem que a organização entrou em contato com os Estados Unidos para discutir a questão. "As autoridades americanas asseguraram que as comunicações nas Nações Unidas não foram grampeadas e não serão no futuro", declarou a jornalistas. Extraoficialmente, a administração Obama considera a possibilidade de declarar ilegais as escutas de conversas de líderes "amigos".   

Fonte: Diário do Nordeste
Robinho é a novidade na última convocação de Felipão em 2013

Felipão convocou a seleção brasileira para os amistosos contra Honduras e Chile, em novembro. As presenças de Willian (Chelsea) e Robinho (Milan) foram as grandes novidades desta que foi a última convocação de 2013.

Robinho retorna à seleção na vaga de Diego Costa, que optou por defender a seleção espanhola. Titular na Copa das Confederações, Fred (Fluminense) está machucado.

Outra novidade é a convocação do zagueiro Marquinhos, do PSG. No entanto, ele já estava presenta na lista de nomes antecipados pela CBF, para que houvesse tempo hábil para a obtenção dos vistos para a entrada nos Estados Unidos e Canadá, locais das partidas.

Eis a lista completa:
Goleiros:
  • Júlio César – QPR
  • Vidtor – Atlético/MG
Laterais:
  • Daniel Alves – Barcelona
  • Maicon – Roma
  • Marcelo – Real Madri
  • Maxwell – PSG
Zagueiros:
  • Thiago Silva – PSG
  • Dante – Bayern de Munique
  • Marquinhos – PSG
  • David Luiz – Chelsea
Meias:
  • Paulinho – Tottenham
  • Hernanes – Lazio
  • Luiz Gustavo – Wolfsburg
  • Lucas Leiva – Liverpool
  • Ramires – Chelsea
  • Oscar – Chelsea
  • Willian – Chelsea
Atacantes:
  • Hulk – Zenit
  • Bernard – Shakhtar Donetsk
  • Jô – Atlético/MG
  • Robinho – Milan
  • Neymar – Barcelona
O Brasil encara Honduras no dia 16 de novembro, em Miami; e Chile, dia 19 de novembro, em Toronto.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Setor privado arcará com reforma de R$ 42 mi do Centro de Convenções

Em 15 dias, o Governo do Estado deve repassar a escritura do terreno de 9.772 m² do Centro de Convenções Edson Queiroz à Unifor. A contrapartida da universidade é a reforma do restante do equipamento

Uma área de 9.772 m² do Centro de Convenções Edson Queiroz foi cedida à Universidade de Fortaleza (Unifor) pelo Governo do Estado. A entrega da escritura do espaço será feita nos próximos 15 dias. A contrapartida da instituição de ensino é a reforma do restante da área do equipamento (18 mil m², sendo 14 mil m² de edificações), com investimento de cerca de R$ 42 milhões, revelou o secretário do Turismo, Bismarck Maia.


A parceria foi firmada em 2 de maio deste ano e os projetos de execução de obras estão sendo finalizados, sob acompanhamento também do governador Cid Gomes, afirmou Bismarck.


Será construído um teatro com capacidade para 2,2 mil lugares, além de dois auditórios, cada um com 500 lugares. Com o teatro, grandes espetáculos, como óperas e apresentações cênicas, poderão poderão ser atraidos ao roteiro cultural do Estado.


O Centro de Convenções reformado será ainda como complemento do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Haverá uma conexão entre os prédios.


Conforme o secretário, a área que a Unifor está recebendo é de um tamanho semelhante ao que a instituição cedera à época da construção do Centro de Convenções pelo governo, no final da década de 1970.


“O que estamos ‘devolvendo’ para a fundação (Edson Queiroz) é o pavilhão F, aquele que ficava na parte de trás, usado especificamente para fazer feiras”. Ele deixou claro que não haverá novos benefícios à Fundação Edson Queiroz, além do que já havia sido definido na construção, por exemplo, ter preferência na reserva para eventos.


A Unifor informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que não comenta o assunto. Disse que seria de responsabilidade do Governo do Estado repassar informações. Ontem, Cid Gomes postou na sua página pessoal do Facebook fotos e informações sobre a reforma.


O POVO apurou que o prédio a ser construído pela Unifor na área que vai receber do Governo servirá para a Reitoria da instituição, salas de aula e equipamentos ligados ao curso de medicina.


Mais barato e rápido
Bismarck ressaltou que o fato da iniciativa privada estar fazendo a obra será benéfico. Vai liberar o Estado de custos e da burocracia excessiva para a contratação e execução das obras. Portanto, afirma que a reforma será mais célere.

O POVO apurou ainda que a Unifor já contratou o projeto executivo. Está sob a responsabilidade do arquiteto Leonardo Fontenele, da empresa Imagic!, o mesmo profissional responsável pelo projeto do Acquario Ceará.

Fonte: O povo
Após reunião com conselheiros, Osmar Baquit cumpre seu mandato até o fim de 2014

Na noite desta terça-feira (29), o Conselho Deliberativo do Fortaleza se reuniu, no Salão Escuna do Marina Park Hotel, para definir  os rumos do clube em 2014, além da permanência do presidente da Diretoria Executiva, hoje licenciado do cargo, Osmar Baquit.

Com uma média de 50 conselheiros participantes, a reunião discutiu, especialmente, as contas do Leão relativas ao ano de 2012. Para analisar os números do balanço do ano passado, o Leão contratou uma empresa especializada, aprovada de acordo com o Conselho Fiscal.

Aprovadas por unanimidade as contas de 2012, a reunião seguiu para discutir o atual momento político do Fortaleza, que teve maior movimentação após o pedido de licença do atual presidente da Diretoria Executiva do Tricolor, Osmar Baquit, licenciado do clube desde 14 de outubro, com 30 dias de validade, a contar daquele dia.

As maiores discussões sobre os rumos políticos do Fortaleza foram trazidas pelo ex-presidente e conselheiro do Fortaleza, Renan Vieira. A mais recente fala do ex-dirigente foi no último domingo (27), onde Vieira cobrou uma definição de Baquit, em relação à sua permanência ou renúncia do cargo da Diretoria Executiva do Fortaleza, além de, citar nomes para compor a diretoria do Tricolor em 2014.

Osmar fica!
No encontro, o presidente licenciado Osmar Baquit afirmou que fica na presidência do Fortaleza e cumpre o seu mandato até final de 2014, quando acontecem eleições para o Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva.

Baquit aproveitou a ocasião para anunciar o nome do novo diretor de futebol do Leão, o advogado Adailton Campelo, hoje vice-presidente do Conselho. Na Diretoria de Patrimônio, assume o cargo Adailson Castelo Branco. Nos próximos dias, outros nomes podem surgir.

Na próxima terça-feira (5), será realizado o encontro dos membros “Democracia Fortaleza”, às 17 horas nas sede administrativa do Pici.

Fonte: O povo
Taxa de desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza recua pelo sexto mês consecutivo

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) continua caindo, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego, divulgada nesta quarta-feira (30), pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A taxa no mês de setembro ficou em 7,7%, índice inferior aos 7,9% registrados em agosto, sendo a sexta queda consecutiva no ano.

Nas 7 regiões metropolitanas onde a pesquisa é feita, houve crescimento em Belo Horizonte (de 6,9% para 7,2%) e Recife (14,2% para 14,5%). Houve redução em Salvador (18,2% para 17,8%), São Paulo (10,4% para 10%), no Distrito Federal (12,3% para 12%) e Porto Alegre (6,5% para 6,2%).

Ediran Teixeira, coordenador da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), afirma que havia 143 mil desempregados em agosto e em setembro esse número diminuiu para 140 mil.

"Na diferença entre esses dois meses, o mercado cresceu. Além das 3 mil pessoas que conseguiram sair da condição de desempregado, outras 6 mil pessoas que estavam inativas preencheram vagas do mercado de trabalho", afirmou o coordenador da pesquisa.

Indústria de transformação é a área que mais diminuiu desemprego

O setor que mais cresceu na diferença entre setembro e agosto foi a Indústria de transformação, com aumento de 3,6% no nível de ocupação. Em seguida, aparecem Construção Civil (0,7%) e  Serviços (0,6%). Somente a área de Comércio e reparação de veículos sofreu queda na ocupação, de 2%.

Na variação anual, a Construção Civil foi o setor que mais cresceu nos últimos 12 meses, chegando aos 8,8% de ganho no número de trabalhadores. Em seguida aparecem a Indústria de Transformação, com 3,2%. Comércio e reparação de veículos e Serviços tiveram déficit de funcionários de 1,3% e 2,9%, respectivamente.

Rendimentos também ficam maiores

Outro avanço foi no rendimento médio mensal do ocupados, com variação positiva de 2,4% na comparação entre agosto e julho de 2013, onde os trabalhadores ganham, em média, R$ 1.105. Apesar da evolução, a RMF continua sendo a região pesquisada com menor rendimento. Distrito Federal e São Paulo são as regiões com maior média, onde os trabalhadores ganham em torno de R$ 2.347 e R$ 1.755, respectivamente.

"Essa é a boa notícia. Nosso rendimento mensal voltou a subir, exceto no Comércio', avaliou Ediran.
Na avaliação geral, o coordenador da pesquisa da RMF afirmou que o mercado deve voltar a se aquecer por conta das contratações de fim de ano. "O mercado está acomodando e a expectativa é que melhore. Apesar da redução do desemprego no mercado de trabalho, ainda há uma dificuldade em relação ao ano anterior", falou Ediran.

A pesquisa no Ceará faz o diagnóstico dos 13 municípios pertecentes à área urbana da RMF: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajús, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante.

Média nacional também melhora

O Brasil também melhorou o índice de empregos. A taxa de desemprego no País, no mês de setembro, ficou em 10,3%, ante aos 10,6% do mês anterior.

O nível de ocupação teve pequeno aumento de 0,7% em setembro na comparação com agosto. Foram criados 132 mil postos de trabalhos, número maior do que o de pessoas que entraram no mercado de trabalho (89 mil). O total de ocupados foi estimado em 20.040 mil, e a População Economicamente Ativa (PEA) registrou 22.354 mil pessoas.

Nas sete regiões metropolitanas onde a pesquisa é feita, houve crescimento em Belo Horizonte (de 6,9% para 7,2%) e Recife (14,2% para 14,5%). Houve redução em Salvador (18,2% para 17,8%), São Paulo (10,4% para 10%), no Distrito Federal (12,3% para 12%) e Porto Alegre (6,5% para 6,2%).

Fonte: Diário do Nordeste
Crateús conquista título cearense

Goleiro Lambão defende várias bolas difíceis, marca dois gols e vira o grande herói do título estadual
Na final do Campeonato Cearense de Futsal 2013, ontem, entre Crateús e Horizonte, um herói improvável apareceu nos momentos decisivos e garantiu o título para sua equipe. O goleiro da agremiação crateuense, Bruno Lambão, não só fez defesas importantíssimas como marcou dois gols, inclusive o último da partida, na vitória de 4 a 3 do seu time, no Ginásio Paulo Sarasate.

Depois de ter vencido o primeiro jogo por 7 a 3, o Crateús jogava apenas pelo empate para ficar com o troféu. Após um susto inicial, o campeão conseguiu dominar o jogo e garantiu a vitória nos minutos finais da partida Foto: Bruno Gomes

Além de Lambão, Maiko e Dedo deixaram suas marcas. Pelo Horizonte, descontaram César, Edílson e Nenê. "É uma satisfação muito grande poder contribuir assim em uma final. Fico muito feliz. Mas minha contribuição é igual a dos outros jogadores", comemorou Lambão.

No primeiro jogo da final, na semana passada, o Crateús goleou por 7 a 3. Com um empate o time também levantaria a taça.

Jogo
Com um bom público no ginásio, a final começou nervosa. O Horizonte, que precisava vencer para levar a partida para a prorrogação, partiu para cima.

Com menos de dois minutos, João César recebeu de uma cobrança de escanteio e chutou sem defesa para o goleiro.

O empate veio justamente com o goleiro Lambão. Também após a cobrança de escanteio, o goleiro recebeu e chutou forte. Curiosamente, o goleiro reserva do Horizonte, Pedro, é que estava em quadra. O titular, Alan, estava sentindo dor nas costas. Logo depois, Alan voltou.

Virada
Com pouco mais de um minutos do segundo tempo, Maiko conseguiu a virada com chute indefensável. Restando 16 minutos para o fim do jogo, Edílson bateu forte para empatar mais uma vez.

Aos oito minutos, o goleiro Alan deu rebote e bola bateu nas costas de Dedo antes de entrar no gol. Faltando nove minutos para o fim, Nenê conseguiu empatar após receber na área, girar e bater cruzado. O Horizonte, então, precisava apenas de um gol para levar o jogo para a prorrogação. O treinador implantou a tática de usar um goleiro-linha e a virada parecia apenas questão de tempo. Mas, faltando dois minutos para o apito final, Lambão defendeu em sua área e chutou para fazer o gol do título.

Fonte: Diário do Nordeste
Federação divulga tabela base do campeonato 2014

A Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou, ontem à tarde, a tabela base do certame do ano que vem. Como se sabe, Ceará e Guarany de Sobral, que irão participar da Copa do Nordeste, não irão disputar a primeira fase da competição, que deve começar mesmo em 5 de janeiro.

Diferentemente do que ocorreu neste ano, o Fortaleza vai entrar na competição já na primeira fase. A estreia do Tricolor será contra o Quixadá. A data para início do campeonato foi mantida, dia 5 de janeiro de 2014 FOTO: NORMANDO SÓRACLES/MISÉRIA.COM
O campeonato de 2014 começará com um clássico regional, entre Icasa e Guarani de Juazeiro, marcado para o estádio Romeirão, no dia 5 de janeiro.

Já o Fortaleza estreia fora de casa, contra o Quixadá. O Ferroviário recebe o Crato, no Estádio Elzir Cabral.

Itapipoca, que está de volta à Primeira Divisão, recebe o Tiradentes. O Horizonte folga na rodada de abertura e sua estreia acontecerá no dia oito, contra o Tiradentes, mas fora de casa, onde o Tigre for mandar seus jogos.

O restante dos jogos da ta bela só serão divulgados, quando for anunciada a tabela da Copa do Nordeste, por conta de um possível choque de datas.

Uruburetama desiste
A diretoria do Uruburetama comunicou que desistiu das disputas da Terceira Divisão do Campeonato Cearense deste ano. Os dirigentes do clube do Interior alegam que tomaram a decisão por conta da falta de apoio da Prefeitura Municipal. Com isso, está cancelado o seu jogo de hoje contra o Crato.

Fonte: Diário do Nordeste
Preços de velas variam até 102,67% em Fortaleza

Com a proximidade do Dia de Finados, o consumidor deve ficar atento aos preços de velas e de flores ofertados em Fortaleza. Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (SMDC - Procon) revela que alguns tipos de velas tiveram aumento de preços de até 102,67%, a exemplo de pacotes com oito unidades da vela tipo 12, cujos valores encontrados variaram de R$ 3 a R$ 6,08.

Os dados foram coletados entre os dias 14 e 24 de outubro, em um total de 18 lojas em vários pontos da cidade. Foram escolhidos os seguintes itens para averiguação de preços: oito espécies de flores naturais, 24 tipos de flores artificiais e quatro modelos de velas, somando 36 itens, no total.

Flores
O artigo mais caro pesquisado foi o ramalhete com 24 rosas, por R$ 140,00 (e variação de 1,45% nos preços), e o mais barato, o botão de rosa artificial, a R$ 0,50 a unidade, que não apresentou variação de preços nas lojas pesquisadas. Para o coordenador do Procon Fortaleza, George Valentim, a pesquisa é útil para que os consumidores saibam da importância de comprar em casas especializadas e conhecidas, além de "comprar de forma antecipada, aquilo que for possível, pois com certeza a antecipação das compras favorece na escolha do menor preço, em relação a datas específicas".

Fonte: Diário do Nordeste
Torcedores começam a receber cobrança por ingresso solicitado para a Copa do Mundo

Torcedores de vários locais do Brasil estão recebendo notificações  através de torpedos, emails e extratos bancários sobre o pagamento  dos ingressos da Copa do Mundo de 2014.  A cobrança seria das operadoras de cartão de crédito. 

O sorteio dos ingressos aconteceu na última terça-feira (29) em Manchester, na presença de representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Esporte, além de um tabelião.

Segundo torcedores, a Fifa ainda não enviou nenhum aviso de confirmação da aquisição dos ingressos.

De acordo com os pagantes, algumas categorias estão diferentes das pedidas originalmente. Segundo David Alvarenga, que já garantiu os tíquetes para a competição, foi debitado o valor R$ 1.980, referente a dois ingressos na Categoria 3 para a Abertura do evento, contrariando o pedido prioritário para a Categoria 2.

No momento da compra, a Fifa perguntava se o comprador aceitava ser recolocado em outra seção, caso a escolhida não estivesse disponível. Na última terça-feira (29), a Fifa anunciou que o início de uma nova fase para a compra dos ingressos seria dia 11 de novembro e não dia 5, como havia sido informado anteriormente.

A redação web entrou em contato com a Fifa questionando a falta de notificação por parte da federação a cerca da aquisição dos ingressos, mas até a publicação dessa matéria não houve resposta.

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 29 de outubro de 2013

13º salário injetará R$ 3,3 bi na economia do CE

O montante é quase 9% acima do valor de 2012, sendo pago a cerca de mais de 2,8 milhões de trabalhadores no Estado
São Paulo/Fortaleza. Até o fim deste ano, cerca de R$ 3,32 bilhões devem ser injetados na economia cearense por conta do pagamento do 13º salário, de acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A cifra representa um incremento de quase 9% (8,96%) na comparação com o montante que circulou no Estado, no ano passado, a título do benefício. Em 2013, aproximadamente 2,84 milhões de trabalhadores cearenses devem receber o salário extra, número 2,89% superior ao registrado em todo o ano de 2012.

O comércio local deverá receber parte desses recursos nas compras de fim de ano FOTO: HONÓRIO BARBOSA

O crescimento no valor pago decorrente do 13º salário, destaca o supervisor técnico do Dieese no Ceará, Reginaldo Aguiar, deve-se mais à política de valorização do Salário Mínimo que à entrada de mais pessoas no mercado de trabalho.

"Basta observar a variação, de um ano para outro, no montante pago e no número de trabalhadores que têm direito. O crescimento no valor é bem superior, confirmando que esse aumento deve-se aos sucessivos acréscimos no salário mínimo no País", afirma o especialista.

O salário valor médio para o 13º (considerando todas as categorias de beneficiados) no Ceará é de R$ 1.168,56, inferior ao estimado para o Nordeste (R4 1.270,23) e para a média nacional (1.740,69).

No País
Ainda segundo o Dieese, em todo o País deverão ser injetados R$ 143 bilhões com o pagamento do benefício em 2013 - 9,8% a mais que em 2012. O montante representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e será pago a mais de 82 milhões de brasileiros. A quantia será paga aos trabalhadores do mercado formal, inclusive empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência Social, e para aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados.

De todos os brasileiros que devem receber o rendimento, a maior parte é de trabalhadores formais, aproximadamente 50,6 milhões de pessoas, ou 61,4% do total. Em segundo lugar estão os aposentados ou pensionistas da Previdência Social, já que representam 37,4% de todos que receberão o benefício (30,76 milhões).

Por regiões

Refletindo a maior capacidade econômica da região, a parcela mais expressiva do 13º salário - 51% - deve ficar nos estados do Sudeste. Outros 15,6% do total devem ser pagos na região Sul, enquanto no Nordeste devem entrar em circulação 15,4%. Para as regiões Centro-Oeste e Norte, irão, respectivamente, 8,4% e 4,7%. Os beneficiários do regime próprio da União respondem por 5% do montante e podem viver em qualquer região.

O melhor uso
O pagamento de dívidas deve ser prioridade para a utilização do 13º salário. Se são muitas contas a pagar, é melhor dar prioridade aos cartões de crédito e cheque especial.

Guardar o dinheiro para as despesas do início do ano, como IPTU e IPVA, é uma boa opção para evitar o aperto no orçamento.

Investir o 13º salário é a opção para quem não possui dívidas e já se planejou para arcar com as despesas do início do ano.

Força busca evitar a alteração no seguro

São Paulo.
A Força Sindical entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), pedindo a suspensão de alterações nas regras do seguro-desemprego que dificultariam o acesso ao benefício. A Adin é contra o decreto do governo Federal, o qual determina que, na segunda vez que o benefício for requerido em um período de dez anos (e não mais na terceira vez), pode ser exigido dele comprovação de que está buscando qualificação profissional.

A Adin, divulgou a Força Sindical em nota oficial, argumenta que o seguro-desemprego, previsto no Artigo 7º, Inciso II da Constituição Federal, e regulado pela Lei 7998/90, não pode ser alterado por ato do Poder Executivo. Vale lembrar que o seguro-desemprego é um benefício para casos de desemprego involuntário e, sendo assim, tem direito ao benefício o trabalhador dispensado sem justa causa.

"Inconstitucional"
Para a Força, exigir e condicionar esse trabalhador a estar matriculado em curso de profissionalização de 160 horas, estabelecido pelo ato do Poder Executivo é, além de inconstitucional, materialmente impossível. "É pura insensibilidade social do governo. O seguro-desemprego é um direito que todos os trabalhadores têm para receber em caso de demissão sem justa causa e, em hipótese alguma, o governo federal pode intervir ou negar o benefício", argumenta a nota publicada, pela Força Sindical.

Para a entidade, "é uma falácia o argumento de que, ao dificultar o seguro-desemprego, o governo diminui a rotatividade. Vale ressaltar que o governo fez desonerações em diversos setores sem cobrar contrapartidas sociais, entre as quais as demissões imotivadas". Segundo a nota, a medida mostra, mais uma vez, que o governo virou as costas para a classe trabalhadora.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Otimismo e vendas até 7,5% maiores
Com o pagamento do 13º salário todas as expectativas mudam. Se antes as previsões eram desanimadoras para o comércio, agora tudo se modifica. É justamente nos meses de outubro a dezembro que as pessoas começam a ir às compras e é o que mais uma vez esperamos neste ano. Se no mês passado prevíamos um incremento de apenas 5% nas vendas para o último trimestre do ano, agora podemos apostar em um crescimento de até 7,5% na comparação com iguais meses de 2012. Antes o trabalhador estava desanimado com as notícias, com a greve dos bancos, mas o cenário se modificou e assim a sua expectativa. Com a injeção do 13º na economia tudo tende a se normalizar, melhorando as estimativas.

Cid AlvesPresidente do Sindilojas   

Fonte: Diário do Nordeste
De acertos e erros

No afunilamento da Série B, analistas comentam as trajetórias de Icasa e Ceará na competição nacional
A 32º rodada da Série B foi de sentimentos opostos por parte de Ceará e Icasa, os dois representantes cearenses no torneio nacional. Se para o Verdão do Cariri a vitória de 1 a 0 sobre o Figueirense no Romeirão levou à 5ª colocação com 50 pontos, a apenas três não só do G-4, mas do 3º colocado Sport, que tem 53; por outro, complicou bastante a situação do Ceará, derrotado por 1 a 0 para o América/RN, fora de casa.

Restando seis rodadas para o fim da competição, o Icasa atingiu o objetivo de permanecer na Segundona e, agora, luta para entrar no G-4. Já o Ceará lamenta não ter reagido algumas rodadas antes, mas ainda não jogou a toalha fotos: Cid Barbosa/Kid Júnior

Com 47 pontos e a seis do G-4, o Vovô, hoje, em 9º lugar, precisará realizar uma campanha quase perfeita na reta final a apenas seis rodadas do fim, se quiser conquistar o acesso. O clube teria de vencer, no mínimo, cinco jogos e ainda contar com tropeços dos adversários diretos. Isso porque o Vovô está em desvantagem no número de vitórias e não poderia ficar empatado em pontos com nenhum dos sete adversários diretos. Portanto, tirar seis pontos de diferença não seria suficiente, e sim sete.

O Icasa tem 50 pontos. As chances são maiores. O time chegou a entrar temporariamente no G-4 antes do desfecho da roda passada. Se vencer os compromissos no Romeirão e somar pontos fora, o Verdão poderá sonhar mais alto.

Avaliações
Para a crônica esportiva local, o Verdão do Cariri tem sido uma exceção à regra geral do futebol brasileiro. Uma surpresa boa.

"O Icasa soube trabalhar. Focou na permanência na Série B e acontece que o time encaixou tão bem que está com chances reais de subir. E, claro, foi uma surpresa boa para todo mundo", afirma o jornalista Paulo César Norões, editor de esportes da TV Verdes Mares.

No confronto direto entre as duas equipes, o Icasa venceu em Juazeiro por 1 a 0. Na volta, o Vovô devolveu a derrota com o mesmo placar FOTO: BRUNO GOMES


Ele ressalta o bom trabalho dos dirigentes e elege os destaques na campanha da equipe. "Passa muito pela atitude firme da diretoria do clube. Na chegada do Sidney Moraes, ele passou muita pressão. Mostrou muita serenidade e, com o respaldo da direção, foi premiado. Foi coerente, disciplinador e obstinado quando quis bancar alguma coisa que não parecia correta à primeira vista. Acertou e teve humildade quando precisou voltar atrás em algumas tentativas. Foi uma baita surpresa", revela.

Norões também aponta o melhor jogador do time da região do Cariri, na opinião dele. "Dentro de campo, muitos se destacaram. Mas, pela regularidade, fico com o lateral Neilson. Diferente dos outros, que tiveram altos e baixos, ele foi bem sempre".

Para o comentarista da TV Diário e da Verdinha 810, Wilton Bezerra, surpreender é um verbo que faz parte dos 50 anos de história do clube. "Eu vi o Icasa surgir. O Alviverde nasceu vocacionado para o sucesso. A forma do time de surpreender não é nenhuma novidade. É claro que o exemplo do Icasa não é uma praxe no futebol brasileiro: fazer um bom time com pequeno investimento", observa.

Para Bezerra, que é da região do Cariri, o time está conseguindo subverter a lógica do futebol. "É muito difícil fazer previsões sobre o Icasa. Quando ele perde jogadores importantes, por corte ou contusão, e resiste a tudo isso, foge um pouco da realidade. Como Juazeiro do Norte se trata de uma cidade de crença nos milagres e de forte sentimento de religiosidade, sou obrigado a acreditar no acesso, mesmo sendo um cronista pessimista por excelência", explica, apostando que é possível o acesso.

Ceará

Para o jornalista Tom Barros, colunista do Diário do Nordeste e apresentador do Debate Bola, da TV Diário, a campanha do 1º turno comprometeu a chegada do Ceará ao G-4.

"O Ceará demorou a corrigir seu rumo na Série B ao pouco acumular pontos com outros treinadores (Leandro Campos e Sérgio Guedes). Quando corrigiu, trazendo o Sérgio Soares, reagiu, tornou possível a chegada ao G-4, mas quando afunila a competição e todos os jogos viram decisões, fica difícil jogar no limite, com todas as partidas sem margem de erro. A equipe chegou a ter a melhor campanha no returno, mas não houve equilíbrio suficiente na hora de decidir, de entrar no G-4. O Ceará perdeu quatro chances de chegar lá, exatamente nos quatro últimos jogos. Por isso a possibilidade de sucesso, restando seis jogos, é pequena".

Erro na contratação
Seguindo raciocínio semelhante ao de Tom Barros, o jornalista Mário Kempes, criador do Blog do Kempes, afirma que os pontos desperdiçados sob o comando de Sérgio Guedes estão fazendo falta ao Vovô. "A contratação e o comando dos dez jogos com o ex-técnico Sérgio Guedes foram decisivos para o Ceará estar nessa situação. Um erro até admitido pelo próprio Evandro Leitão. Se o Sérgio Soares tivesse sido contratado à época dos 12 pontos conquistados em 30 possíveis pelo seu antecessor, o time poderia ter ganho ao menos 18. E são justamente esses seis pontos que hoje fazem muita falta ao Ceará. Mas tudo pode mudar em caso de vitória contra o Atlético/GO. Depois, é decidir em casa com Avaí e Sport".

ILO SANTIAGO JR./VLADIMIR MARQUESSUBEDITOR/REPÓRTER
ANÁLISE
A reação do Ceará foi tardia?
Se nas últimas seis rodadas o Ceará não conseguir os pontos suficientes para conquistar o acesso, a conta não virá para o técnico Sérgio Soares. Com ele, o Ceará tem a 2ª melhor campanha do returno com 24 pontos, dos 39 possíveis, o que equivale a 60% de aproveitamento. O grande problema do Ceará foi a campanha no 1º turno, somando apenas 23 pontos em 19 jogos. O aproveitamento só não foi inferior aos 40% porque o técnico Sérgio Soares dirigiu a equipe nos últimos três e conquistou cinco pontos.

Durante esse período, os ex-técnicos Leandro Campos e Sérgio Guedes não conseguiram fazer o Ceará jogar, com a equipe oscilando muito e chegando a correr risco de rebaixamento.

Com a chegada do técnico Sérgio Soares, a três rodadas do fim do 1º turno, a equipe se acertou jogando para frente e o clube voltou a sonhar com o acesso. Mas nas últimas quatro rodadas a equipe empatou três jogos e perdeu o último. Natural, em se tratando de Série B. Afinal, todos os times oscilam nessa competição e o Ceará de Soares não estaria imune a isso.

O problema maior foi que, para pagar o preço da campanha do 1º turno, o Ceará teve de correr riscos e ainda não pôde se dar o luxo de oscilar, ao contrário de seus rivais. Por isso, os últimos quatro tropeços podem ter sido fatais para suas pretensões de acesso, embora a chance ainda exista.

Vladimir MarquesRepórter
ANÁLISE

Eu boto fé em ver o Icasa na ‘A’

O Icasa já mostrou que o torcedor cearense deve botar fé nesta equipe. Nem o mais fiel romeiro de “Padim Ciço” imaginaria, no início de temporada, que o time da Terra da Fé estaria em tal confortável situação no campeonato, restando apenas seis jogos para o fim. O começo foi periclitante. De deixar até Padre Cícero – se vivo fosse – desconfiado. Passadas cinco rodadas, o Icasa já tinha acumulado três derrotas, um empate e apenas um triunfo na estreia. Foram quatro pontos ganhos em 15 disputados. Resultado: um fraco aproveitamento de 26%. O time passou seu pior momento na competição, ficando na zona de rebaixamento, em 17º lugar. A fórmula do melhor time cearense em competições nacionais na atualidade é simples. O povo do Ceará, em sua maioria, está acostumado a com pouco disponível fazer render o máximo possível, sobretudo o sertanejo. Este costuma superar os períodos de seca com a regra básica de gastar menos do que ganha. Multiplicar para depois dividir. Com o Icasa, é da mesma forma. Acostumado a um campeonato estadual deficitário financeiramente, que dá prejuízos, o Verdão faz sucesso na Segundona com uma das menores folhas salariais de todas as equipes concorrentes. São R$ 240 mil mensais. Por isso, é possível adaptar o “Eu Acredito” para o “Eu Boto Fé”, com uma pitada de sotaque bem cearense.

Ilo Santiago Jr.
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste
Juazeiro deve receber 600 mil fiéis para Romaria de Finados

O aumento do número de romeiros deve-se à expectativa quanto à reabilitação do Padre Cícero pelo Vaticano
Juazeiro do Norte. A Romaria de Finados, maior do ano neste município, tem abertura na madrugada de hoje com o Ofício da Imaculada Conceição, celebrado na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, com grande quantidade de fiéis. O tema da romaria este ano é: "Com o Padre Cícero, somos Igreja peregrina que caminha para a Luz". O evento, que se estende até o próximo dia 2 de novembro, deve atrair público de 600 mil pessoas, de diversas localidades do Nordeste brasileiro, conforme previsão da Igreja Católica.

A homenagem aos mortos e a Nossa Senhora foi uma orientação do "Padim" FOTO: WALESKA SANTIAGO

No ano passado, segundo dados da organização, 500 mil romeiros participaram da Romaria de Finados. Neste ano, o aumento no número de romeiros é creditado à expectativa quanto a possível reabilitação do Padre Cícero Romão Batista, cujo processo está sendo analisado pela Congregação da Doutrina da Fé, em Roma. Um dos pontos de maior concentração de romeiros, inclusive, deverá ser o túmulo onde estão depositados os restos mortais do "Padim", localizado no altar da capela do Socorro.

"Independente do Padre Cícero ser canonizado, ele já responde à fé e às necessidades do povo do Nordeste e de muitas outras partes do Brasil. A presença destes milhares de romeiros que chegam ao Juazeiro comprova a certeza de que, para estes fiéis, a santidade já é uma realidade", frisa o padre Joaquim Cláudio de Freitas, pároco da Basílica.

A discussão em torno da reabilitação de Padre Cícero foi levantada pelo bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, durante audiência com o papa Francisco, no Vaticano, há cerca de quinze dias. À época, dom Fernando informou ao Diário do Nordeste que "embora o Papa Francisco não tenha respondido se seria ou não possível a reabilitação, ele prometeu que se aprofundaria nos estudos em relação ao caso".

Missas

Durante todos os dias de romaria serão celebradas missas nos horários das 4h30 da manhã; 6 horas, 9 horas e 19 horas. Ao meio dia será realizado o ofício das almas e, à tarde, por volta das 15 horas, haverá encontros dos romeiros no Círculo Operário São José. No período noturno, a partir das 20 horas, os romeiros poderão participar do tradicional Show do Chapéu, na Praça do Romeiro.

Os peregrinos também contarão com um atendimento especial, criado pela Igreja, para que possam receber orientações sobre locais de possível visitação, e demais assuntos relacionados ao evento. "Nós disponibilizamos, na verdade, uma sala de informações ao romeiro para que haja maior facilidade de deslocamento para acompanhamento da programação durante o período da romaria", informa padre Joaquim Cláudio.

Ele, no entanto, avalia que há demandas que precisam ser sanadas para melhor atendimento ao romeiro. Entre as demandas, questões de segurança, trânsito, saúde e melhores condições de acolhimento aos peregrinos serão prioritárias. "Deveríamos contar com maior apoio do poder público", afirma o religioso.

Conforme afirma, a Prefeitura Municipal poderia ter se preocupado em criar pontos de recepção aos romeiros nas divisas de Juazeiro do Norte com os municípios de Crato, Barbalha e, ainda, Caririaçu. "A estrutura disponibilizada pelo município não atende a maioria das necessidades", avalia o sacerdote.

O pároco argumenta que o município não se preparou para o crescimento do número de fiéis, no período de romarias, deixando de criar ações que pudessem gerar maior comodidade aos romeiros. "No período de romarias a população de Juazeiro quase que triplica", diz ele, afirmando que os peregrinos também necessitam de ações por parte do poder público local. "O romeiro precisa de estacionamento, de assistência médica, de segurança e da organização no trânsito", ressalta o padre.

A Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro, no entanto, alega que as questões apresentadas pelo religioso já haviam sido mapeadas e, para a Romaria de Finados, muitas das demandas já deverão estar sanadas.

Esforços

Entre as preocupações, segundo a titular da pasta, Marli Bezerra, a segurança que será oferecida ao romeiro é a que demandou maior esforço dos grupos envolvidos na realização do evento deste ano. Cerca de 150 policiais militares estarão trabalhando no período na realização de rondas a pé e motorizadas. Todas as viaturas, incluindo motocicletas, serão disponibilizadas pelos comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Juazeiro.

O comandante do 2º BPM, tenente-coronel José Wellington Alves da Silva, informou que, caso haja necessidade, as aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Pelotão de Cavalaria da Polícia Militar também serão utilizados durante a operação.

Já em relação ao acolhimento aos romeiros e à qualidade dos serviços que serão prestados por proprietários de ranchos, pousadas e hotéis da cidade, ela lembra que foi solicitado que os romeiros recebessem o melhor tratamento possível durante o período em que permanecer hospedado no município. "A intenção é manter o mesmo nível de atendimento disponibilizado ao romeiro durante a romaria da Mãe das Dores", disse a secretária.

Mais informações
Paróquia Basílica Menor Santuário Nossa Senhora das Dores
Rua Padre Cícero, 147
Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511.2202

ROBERTO CRISPIMCOLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste
Jogo rendeu...

Jogo entre Portuguesa e Flamengo tem polêmica: produtora promete processar FCF por acusação de calote
Se Portuguesa e Flamengo fizeram um jogo fraco e pouco movimentado em campo, nos bastidores o duelo ainda rende muita polêmica. Isso porque a produtora do evento é acusada de sumir com R$ 810 mil da renda da partida realizada no último domingo e válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. Fabiano Rodrigues, produtor do evento, disse tudo está pago e que irá processar os acusadores.

Partida entre cariocas e paulistas terminou em um sonolento 0 a 0, mas fora de campo ainda promete uma longa disputa Foto: Bruno Gomes
O futebol cearense acordou com uma séria acusação de "calote". A Federação Cearense de Futebol (FCF), a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Arena Castelão alegam não ter recebido o dinheiro que cabe às partes e registraram um Boletim de Ocorrência (BO) contra a empresa de eventos sul-mato-grossense Xaxá Produções. Como maneira de se resguardar, a Portuguesa também fez o mesmo procedimento policial, temendo não ter a hospedagem quitada.

Entretanto, em conversa com a reportagem, Fabiano Rodrigues afirmou que honrou com todas as despesas do jogo, incluindo o aluguel do estádio, o quadro móvel e as taxas para as federações Paulista e Cearense. Rodrigues, inclusive, enviou comprovantes para a reportagem. Só para a FCF foram pagos, de forma antecipada, R$ 45 mil, com a assinatura do departamento financeiro e com papel timbrado da entidade esportiva local.

Inicialmente, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, afirmou que a federação não havia recebido nada, assim como também não havia sido pago o quadro móvel e a alimentação da segurança e da Polícia Militar. Após ser informado do posicionamento da Xaxá Produções, o mandatário voltou atrás e afirmou que resta pagar apenas parte do quadro móvel funcional.

"Em momento nenhum disse que a FCF não recebeu sua parte. Resta apenas o pagamento do quadro móvel funcional, que corresponde aos gandulas, por exemplo. O quadro móvel financeiro foi pago. Para a Federação, ficou o prejuízo de apenas R$ 5 mil, e não faço a menor questão desse dinheiro", salientou.

Fabiano Rodrigues alega ter pago R$ 2,2 mil pelo quadro móvel. Carmélio diz que a Xaxá Produções ainda deve R$ 120 mil pelo jogo.

´Taxas absurdas´

Em conversa por telefone, Rodrigues fez acusações ao assessor da presidência da FCF, Luizinho Torquato. O empresário diz que o dirigente cobrou "taxas absurdas", como R$ 9 mil para "agradar" radialistas.

"Luizinho disse que tinha a parte da mídia. Ele (Torquato) disse que, se não pagasse, os radialistas iam criticar o jogo. Achei isso um absurdo e não paguei", pontuou.

Torquato reconheceu que houve um diálogo acerca do assunto, mas que foi procurado para entrar em contato com radialistas e repassar os valores para a Xaxá Produções. "Ele pediu para eu falar com os radialistas. Fiz apenas esse meio campo. Ele pagou R$ 1,1 mil para quatro profissionais pequenos e ficou devendo R$ 4,4 mil para quatro grandes", defendeu-se.

Fabiano Rodrigues disse ainda que chegou a conversar com parceiros para trazer mais jogos do Brasileirão para Fortaleza, mas que, depois do ocorrido, não cogita a hipótese de retorno. O prejuízo da produtora foi de aproximadamente R$ 300 mil.

Portuguesa

No fim da tarde de ontem, a Portuguesa divulgou uma nota oficial dizendo não ter sido vítima de calote, mas admitiu a "falta de pagamento de algumas partes". O clube afirmou que tudo seria quitado pelos organizadores em até 72 horas. A Lusa recebeu pouco mais de 90% dos R$ 600 mil pela partida.

Fonte: Diário do Nordeste
Réveillon pode sair 200% mais caro que o Natal

Setor chama a atenção para a alta temporada e para os custos de passagens e hotéis que sobem nessa época

Viajar em dezembro sempre é mais caro, por se tratar de alta temporada. Mesmo assim, diversos brasileiros só conseguem tirar férias nesse período ou aproveitam os feriados do mês para conhecer novos lugares.

Para ver a queima de fogos em Fortaleza, por exemplo, o consumidor precisa preparar o bolso. Há pacotes que variam de 27% a 213% no valor, dependendo da operadora, se comparado ao período natalino Foto: Alex Costa

Com o aumento do fluxo turístico nos principais destinos do País, as agências ampliam a oferta de pacotes, que ficam mais "salgados" no Réveillon. A depender do que está incluso e da abrangência da estadia, a variação dos preços chega a ser maior que 200% , frente ao Natal.

Para ver a queima de fogos em Fortaleza, por exemplo, o consumidor precisa preparar o bolso. Uma viagem de quatro noites (sem passagem aérea) pela New Line Operadora custa R$ 528 no período natalino. Já o pacote de cinco noites para a Capital no Ano-Novo está sendo vendido a R$ 1.653, aproximadamente duas vezes mais caro (213%). Já na CVC, a diferença é de 27,47%. O pacote de oito noites para o Natal (passagem aérea, traslado e hospedagem) está sendo vendido por R$ 1.820, valor que sobe para R$ 2.320 no período do Réveillon.

Ainda pela CVC, um pacote para o Natal de oito dias para a praia de Porto de Galinhas (PE) é comercializado a R$ 1.480. No Ano-Novo, o valor sobe para R$ 3.890, uma diferença de 162,84%. A variação é maior entre os pacotes da Litoral Verde Viagens, que também incluem passagem aérea, traslado e hospedagem. Passar cinco dias do período natalino em Porto de Galinhas custa R$ 1.326. O preço atinge R$ 4.853 no Réveillon, quase três vezes mais caro (266%). Pela New Line Operadora, a diferença é de 154%. Enquanto um pacote, tendo como destino essa praia do litoral pernambucano, (sem passagem aérea) de quatro noites para o Natal é vendido por R$ 933, outro de cinco noites para o Ano-Novo vale R$ 2.374.

Nordeste
Neste período, viagens para o litoral nordestino costumam ser mais caras. Na CVC, o consumidor encontra um pacote natalino de oito dias na Praia do Forte (BA) por R$ 2.990. Na passagem do ano, o valor salta para R$ 7.280, 143,48% mais caro. Para Maceió (AL), os valores abrangendo o Natal e o Ano-Novo são, respectivamente, de R$ 1.490 e R$ 2.190, uma variação de quase 47%. Para Natal (RN), a Litoral Verde Viagens está comercializando um pacote natalino de quatro dias por R$ 1.405, preço que atinge R$ 3.627 no Réveillon, 158% mais caro.

Foz do Iguaçu

Outro destino bastante procurado em dezembro é Foz do Iguaçu (PR). Na CVC, um pacote de cinco dias (passagem aérea, traslado, hospedagem e passeios) custa R$ 970 para o período natalino e R$ 1.610 no Ano-Novo (variação de cerca de 66%). Pela Litoral Verde Viagens, os valores referentes a quatro diárias para o Natal e Réveillon são R$ 1.570 e R$ 2.275, respectivamente (variação de 44,9%). A vice-presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Magda Nassar, justifica os preços de pacotes para o Réveillon dizendo que, diferentemente do Natal, a data está inserida na alta temporada. "O período natalino ainda faz parte da baixa temporada ou, no máximo, média. O Ano-Novo, além de ser alta estação, é uma época nobre", justifica.

Hotéis e passagens caros

Por outro lado, ela explica que a diferença dos valores está ligada, sobretudo, à alta das diárias dos hotéis e das passagens aéreas, que ficam mais caras no Réveillon e refletem nos pacotes disponibilizados pelas empresas de turismo. "Os preços nos hotéis são os que mais aumentam, chegando a ser sete vezes mais caros. É uma questão de oferta e procura. As operadoras montam seus produtos, mas a variação, quando é repassada ao consumidor, fica entre 5% e 10%", destaca Magda Nassar. Segundo ela, durante o período, os valores em hotéis nacionais chegam a ser maiores que em internacionais.

Resorts
Segundo a vice-presidente da Braztoa, a procura por destinos do litoral nordestino no Réveillon cresce a cada ano, principalmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia, diante da construção de vários resorts. "São polos que estão bem consolidados".

Hotéis: 100% de ocupação na CapitalO setor hoteleiro cearense está bastante otimista para a temporada que engloba o período de Réveillon. A expectativa é de que as ocupações cheguem a 100% neste ano. Atualmente, as reservas estão em 86,92% contra 90,96% registradas no ano passado. É o que afirma a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE).

Enquanto o período de fim de ano prevê lotação nas acomodações de Fortaleza, as vendas nos hotéis e pousadas estão em baixa para o mês de janeiro. Passagens aéreas e período de férias escolares são apontados como causas Foto: Lucas de Menezes

A previsão de ocupação total também se mantém entre as pousadas e estabelecimentos de hospedagem menores, afirma o presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT), José Walden Lins. "A procura está bastante elevada. A maior parte dos nossos associados já está sem vaga. Já estamos com quase 100% de lotação", comemora.

Responsável por uma das maiores festas de Réveillon do Brasil, o Hotel Marina Park é um dos estabelecimentos com quase todos os leitos ocupados. De acordo com a gerente comercial, Ana Luiza Costa Lima, apenas as suítes mais luxuosas estão disponíveis. "As pessoas deixam para a última hora quando são acomodações com valores altos", diz.

Acostumado a receber pessoas em busca turismo de negócios na Capital cearense, o hotel Luzeiros observa uma mudança de público durante o fim de ano e passa a contar, no Réveillon com turistas a procura de lazer. Conforme a gerente comercial, Mila Costa Lima, a expectativa de ocupação para o Réveillon é de 90%, embora ache que o número deva ser superior. "No ano passado conseguimos chegar a 96,04%. O que tenho vendido até hoje é 78%", comenta.

Com 60% das acomodações vendidas, o Gran Marquise Hotel também prospera chegar ao número total. "A nossa expectativa é de atingir 98% a 100%. Cada vez mais as pessoas estão reservando no último momento. No ano passado chegamos a 98%", prevê o gerente geral, Phillipe Godefroit.

Incremento
Diferente de todos os outros anos anteriores, quando Fortaleza recebia apenas turistas em busca de lazer, 2013 registrou um diferencial no público visitante. Conforme Darlan, o turismo de eventos tem alavancado o setor, que hoje conta com hóspedes em busca de interesses divididos nas duas áreas. "Antes do Centro de Eventos, as pessoas procuravam Fortaleza exclusivamente por causa sol, da praia e do lazer. Hoje demos um upgrade. Este incremento que a gente já começa a sentir é exatamente por causa do turismo de eventos", comemora.

Alta estação ainda em baixa
Se por um lado o fim do ano é de boas expectativas, o mesmo não acontece quando o assunto é o mês de janeiro, considerado pelo setor o período de maior alta estação em Fortaleza.

Os altos preços nas passagens aéreas é uma das queixas dos empresários e funcionários do trade turístico cearense.

Outro fator que vem atrapalhando as vendas é o período de férias escolares, que retoma às atividades no dia 15 de janeiro em algumas em algumas instituições de ensino. "Achamos que não vai ser um bom reflexo para nós da hotelaria", lamenta o gerente do Gran Marquise.

"A primeira quinzena de janeiro está se comportando bem, mas segunda está bem atrapalhada. Muitos dizem que é por conta das férias que estão sendo comprometidas por causa da Copa do Mundo", complementa a gerente do Marina Park.



ANA BEATRIZ SUGETTE
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Atualizar a rádio

Click a tecla f5 para atualizar a radio
Greve dos órgãos de trânsito agrava erros

Durante todo o domingo foi facilmente possível flagrar motos e carros cometendo infrações em várias ruas da cidade
Irregularidades no trânsito é algo corriqueiro nos espaços urbanos. Carros, ônibus, caminhões e motos se arriscam e ignoram leis de trânsito a fim de garantir uma vaga para estacionar ou um espaço com sombra para seu automóvel, entre outros motivos. Em meio à greve da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) os erros ficam mais constantes e se agravam com o conhecimento da população de que a infração das leis de trânsito não é mais um risco para sofrer penalidades.

Mesmo com a sinalização vertical, motoristas estacionam em local proibido Foto: Bruno Gomes
Entre os exemplos flagrados na manhã desse domingo, caminhões estacionados em canteiros centrais; carros em cima de calçadas; mais de dois passageiros sobre motos e, entre eles criança sem capacete; carros no sentido contrário ao permitido; moto e táxi estacionados em lugares proibidos; além de vagas de idosos ocupadas sem a presença do cartão de identificação do benefício permitindo a utilização da vaga.

Enem

Quanto mais próximo o horário do fim das prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais o trânsito ficava complicado nos locais de provas. Motoristas e motociclistas paravam em locais irregulares ou faziam fila dupla enquanto esperavam pela saída dos candidatos.

Na Rua Desembargador Leite Albuquerque, na Aldeota, o espaço para o tráfego de veículos já é pequeno, pois os carros estacionam dos dois lados. Mas, no fim da tarde de ontem, isso piorou devido à fila dupla que se formou por muito tempo.

Mesmo com a grande movimentação, na Avenida Desembargador Moreira, no Bairro Dionisio Torres, o trânsito estava lento, pois os motoristas pararam os carros em local proibido para aguardar os estudantes.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Detran-CE, as fiscalizações permanecerão paradas até o fim da greve. "Fiscalização da lei seca, de irregularidades nas praias e nos estacionamentos, enfim, em geral, estão paradas. A situação continuará assim até a greve acabar".

Além disso, outros serviços também estão suspensos, como perícia, exame de prática de direção, vistoria de veículos, legislação, etc. A greve no órgão começou no último dia 17 e não tem prazo determinado. Os servidores reivindicam a implantação de plano de cargos, carreiras e salários e a realização de um concurso público.

Já a Assessoria da AMC afirma que a categoria está parada e que apenas os supervisores estão trabalhando. Enquanto isso, as operações especiais para organizar o tráfego para os eventos, como Evangelizar e os jogos de futebol, ganham apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) junto com os supervisores que estão em serviço.

A greve da categoria foi definida na última sexta-feira (25) e, inicialmente, os agentes só retornarão ao trabalho nesta terça-feira (29). Os funcionários buscam melhorias nas condições de trabalho, reajuste salarial com aumento real, elevação do vale-refeição e mudança no nível de carreira dos agentes, que passariam do ensino médio para o ensino superior.

VICKY NÓBREGA
ESPECIAL PARA CIDADE   

Fonte: Diário do Nordeste
Três times sobem para a Série B

Três times conquistaram o acesso para a Série B de 2014 neste fim de semana: Sampaio Correa, Vila Nova e Luverdense.

Santa Cruz ainda não garantiu sua vaga na Segundona em 2014, mas está muito perto de obter o acesso após bater o Betim na partida de ida FOTO: FUTURA PRESS

O primeiro a conseguir vaga na Segundona foi o Sampaio. O time do treinador Flávio Araújo, que havia vencido o Macaé, dentro dos seus domínios, por 5 a 3, empatou no sábado em 1 a 1 com o time carioca.

Ontem, outros dois times asseguraram o tão sonhado acesso. O Luverdense que tinha a vantagem do empate do jogo de volta, bateu o Caxias por 2 a 0 em Lucas do Rio Verde (MT) e pela primeira vez em sua história vai participar da Série B.

Já o Vila Nova, que havia perdido para o Treze na partida de ida em Campina Grande (PB), ganhou do time paraibano por 2 a 0 e garantiu mais uma vaga.

Mundão do Arruda

A última vaga será definida somente no próximo dia 3 de novembro. O Santa Cruz, que derrotou ontem o Betim por 1 a 0 em Minas Gerais, joga por um simples empate no ´Mundão do Arruda´, em Recife para retornar à Segunda Divisão.

Fonte: Diário do Nordeste

Parabéns Seleçao Feminina de Futebol de Caucaia

Caucaia conquista título do Estadual

O time de futebol feminino do Caucaia conquistou, ontem, o título do Estadual 2013. Na final, disputada no Estádio Presidente Vargas, o Caucaia empatou com o Juventus por 2 a 2 e garantiu o título e a vaga para representar o Ceará na Copa do Brasil da categoria, em 2014.

Com o Campeonato Cearense garantido, as meninas do Caucaia vão poder disputar mais uma edição da Copa do Brasil feminina FOTO: ALEX COSTA
Os gols da decisão do Estadual feminino foram de Juliana e Edilene para o Caucaia, enquanto Simone e Fabi, de pênalti, fizeram para o Juventus.

Gols
Vencedor do 1º jogo, o Caucaia podia até perder pelo mesmo placar para ser campeão. No jogo, Juliana fez 1 a 0 Caucaia no 1º tempo. No 2º tempo, Simone empatou para o Juventus; Edilene pôs o Caucaia de novo na frente, mas Fabi igualou o marcador.

Fonte: Diário do Nordeste
Nada a temer

Possibilidade de punição após incidentes ocorridos em Goianinha (RN) não preocupa diretoria alvinegra

Tal como aconteceu com Vasco e Corinthians, recentemente impedidos de mandar seus jogos em suas respectivas cidades, América/RN e Ceará correm risco de sofrerem punição por conta de conflitos entre as duas torcidas, ocorridos no último sábado, no estádio Nazarenão, em Goianinha, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Confusões envolvendo integrantes de torcidas organizadas dentro e fora do Nazarenão resultaram em 22 detenções Foto: Tribuna do Norte/Magnus Nascimento

Mesmo ciente de que o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) tem sido rigoroso na hora de punir os times de torcedores que se envolvam em confusões, dentro ou fora do estádio, o vice-presidente do Vovô, Robinson de Castro, diz não temer qualquer sanção que possa vir a ser imposta pelo Tribunal. "O Ceará não tem nada a ver com isso e não vejo como sobrar para nós qualquer punição", reagiu.

O árbitro Guilherme Ceretta não relatou nada na súmula da partida. Só que houve muita confusão durante a partida em que o América/RN venceu o Ceará por 1 a 0. Do lado de fora do estádio, três carros passaram pelo local e seus ocupantes efetuaram disparos contra torcedores do América. Quatro foram baleados. Conforme o capitão Fábio Sandrine, os torcedores foram atingidos nas pernas e tornozelos, mas não sofreram ferimentos graves.

Nada menos que 22 pessoas foram detidas, acusadas de ter participação em brigas, entre si e com a Polícia Militar. Os envolvidos nos tumultos foram levados a uma delegacia local.

Fonte: Diário do Nordeste
Caminhão que tombou no último domingo continua bloqueando faixa de viaduto da BR-116

O caminhão que tombou no fim da tarde do último domingo (27) no viaduto da avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza, continua no local ainda na manhã desta segunda-feira (28).

O veículo transportava 15 mil litros de gordura vegetal e, para ser retirado, areia deve ser despejada na via a fim de minimizar os efeitos do óleo, que deixou a via escorregadia.

Motorista ficou ferido no braço após acidente.
O trânsito está sendo desviado e os motoristas são orientados no local por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O caminhão demora a ser retirado porque a empresa dona do caminhão não agilizou a retirada do veículo com o reboque, de acordo com informações da PRF. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está em processo de viabilização do caminhão de areia.

Engarrafamento de 5 km foi registrado
O acidente aconteceu após o motorista do caminhão tentar desviar de uma motocicleta. Por conta do acidente e do final do jogo entre Flamengo e Portuguesa, na Arena Castelão, um engarrafamento de mais de 5 km foi formado.

O motorista José Gomes da Silva, de 36 anos, sofreu ferimentos leves no braço. Gézio Facundo, soldado do Corpo de Bombeiros, presenciou o acidente e ajudou nos primeiros socorros do motorista.

O Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) foi acionado e prestou atendimento a José Gomes.

A PRF registrou 4 acidentes nas últimas 24 horas, onde 3 pessoas ficaram feridas.

Fonte: Diário do Nordeste
Capotamento na avenida Dom Luís causa congestionamento

Um capotamento envolvendo um veículo Peugeot 207 deixou o trânsito complicado na avenida Dom Luís, em Fortaleza, na altura da rua Vicente Leite, no início da manhã desta segunda-feira (28).

O acidente aconteceu por volta das 5h30. O trânsito na avenida, uma das mais movimentadas da Capital, ficou lento. Os motoristas utilizaram as calçadas para desviar do veículo capotado.

A central da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) informou que 100% do efetivo do órgão continua paralisado e nenhum agente orientou o trânsito no local.

Fonte: Diário do Nordeste
Parlamentares já estão no alvo da Ficha Limpa

Alguns deputados e vereadores acumulam condenações que podem impedir uma candidatura em 2014
A menos de um ano das eleições de 2014, alguns parlamentares do Ceará já estão barrados no pleito do próximo ano ou ameaçados por ações que tramitam em tribunais do Estado. Isso porque descumprem requisitos da Lei da Ficha Limpa, que regulamenta casos de inelegibilidade. Cassações de mandatos, condenações à prisão e ressarcimento aos cofres públicos são algumas das penas aplicadas a esses políticos, que encontram brechas na legislação para se manter em exercício parlamentar.

O deputado Carlomano Marques foi cassado pelo TRE no ano passado e aguarda decisão do recurso que tramita no Tribunal Superior Eleitoral Foto: José Leomar

De acordo com a Ficha Limpa, sancionada em 2010, são considerados impedidos de lançar candidatura os réus que tiverem condenações transitadas em julgado, que são aquelas sem mais direito a recursos, ou proferidas por órgão judicial colegiado, da condenação até o prazo de oito anos após o cumprimento da pena. A decisão monocrática - quando a sentença é assinada por apenas um magistrado - não está incluída na legislação.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, pelo menos dois deputados encontram-se ameaçados de inelegibilidade: Neto Nunes e Carlomano Marques. O primeiro foi condenado neste mês pela Justiça Federal por não ter executado uma obra paga com recursos da Fundação Nacional de Saúde, referente ao ano de 2003, quando ainda era prefeito do município do Icó. O valor não utilizado soma R$ 98 mil e deveria ter sido aplicado no sistema de abastecimento de água da cidade. Neto Nunes foi condenado à suspensão dos direitos políticos por cinco anos e ressarcimento ao erário.

O deputado Carlomano Marques (PMDB) também está no rol dos impedidos de concorrer em 2014. Em dezembro do ano passado, teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) por suposta compra de votos nas eleições de 2010. A sentença ainda garante inelegibilidade por um prazo de oito anos. Entretanto, o deputado recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a ministra Laurita Vaz determinou a suspensão da cassação até que o recurso do deputado seja julgado pela Corte Eleitoral.

Recursos

Sobre casos que envolvem recursos, o texto da Ficha Limpa diz: o órgão "poderá, em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida, sob pena de preclusão (impedimento), por ocasião da interposição do recurso". Como o deputado recorreu solicitando a suspensão de todos os efeitos da sentença do TRE, a decisão da ministra do TSE garante que, enquanto a Corte não apreciar o recurso, ele fica isento da cassação, da inelegibilidade e da multa.

A Lei da Ficha Limpa também é clara em dizer que esse tipo de processo deve ter prioridade de tramitação nos tribunais, mas não é o que ocorre. Interposto em fevereiro deste ano, o recurso de Carlomano ainda não foi apreciado pela Corte. Caso não haja julgamento até as eleições do próximo ano, ele conseguirá se candidatar normalmente, já que a sentença do TRE está suspensa. Se o Tribunal Superior confirmar a decisão do TRE, ele ainda poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando razões constitucionais.

Irmã de Carlomano Marques e envolvida no episódio que culminou na cassação de mandato do deputado, a vereadora Magaly Marques (PMDB) também foi considerada inelegível pelo TRE por um prazo de oito anos, além de condenada à multa. Ela é acusada de oferecer consultas médicas em troca de votos para o irmão, nas eleições de 2010. A denúncia foi ofertada pelo Ministério Público Eleitoral.

Expedição de diploma
Magaly Marques entrou com um recurso no TSE para reverter a decisão do TRE, mas o processo ainda está tramitando. Hoje, ela exerce mandato na Câmara Municipal de Fortaleza, porque não teve o diploma cassado, mas é considerada inelegível. Somente se o TSE reformar a sentença do Tribunal Regional Eleitoral, ela poderá disputar eleições.

No ano passado, a Promotoria de Justiça da 2ª Zona Eleitoral entrou com recurso contra a expedição do diploma da vereadora Magaly Marques, eleita no pleito de 2012, por entender que a condenação dela no TRE configura caso enquadrado pela Ficha Limpa. O recurso ainda está tramitando, mas o parecer da Procuradoria da Corte é favorável à cassação do mandato da vereadora do PMDB.

Um dos casos que chegaram a público recentemente é o do vereador Márcio Cruz (PROS), condenado à prisão pelo Superior Tribunal Militar (STM), sob a acusação de furtar 500 litros de óleo diesel à uma Lancha Patrulha da Marinha. A notícia foi publicada pelo Diário do Nordeste na última quarta-feira e revela que, mesmo com condenações que datavam de 2007, ele conseguiu se candidatar sem quaisquer questionamentos do Ministério Público.

Registro de candidatura

A sentença do STM foi proferida em 2010 e confirmou a decisão do Conselho de Justiça da Auditoria Militar em Fortaleza, da 10ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM), em 2007. Apesar de a sentença ter passado despercebida em 2012, o vereador poderá ter o registro de candidatura questionado nas próximas eleições, já que ele foi condenado por um órgão colegiado.

O procurador regional eleitoral do Ceará, Rômulo Conrado, explica que o Ministério Público Eleitoral está fazendo um levantamento dos casos que poderão configurar impedimento de candidatura segundo a Ficha Limpa. "Por enquanto, estamos mais na fase organizacional de identificar os condenados. Como está com bastante antecedência, muita coisa pode mudar", ressalta.

Questionado sobre algumas brechas, como o fato de o vereador Márcio Cruz ter sido eleito sem qualquer impedimento, o procurador regional eleitoral arrisca que Cruz não declarou, na certidão de candidatura, que havia sido militar. "É bastante improvável que ele tenha apresentado isso na certidão e não tenha sido impugnado", aponta.

Para o procurador Rômulo Conrado, ainda é cedo para fazer uma avaliação da aplicação da Lei da Ficha da Limpa. Sancionada em 2010, ela só entrou em vigência nas eleições do ano passado. "Essa é a primeira eleição geral (2014) em que ela será aplicada, vai ser o grande teste da lei, até para saber se os tribunais vão manter as leis em seus termos". E completa: "Eu espero que o TSE adote alguma medida de efeito para que se chegue a uma eleição tendo encerrado os processos da outra".

O suplente de deputado estadual Perboyre Diógenes, que chegou a assumir vaga na Assembleia Legislativa neste ano, também é considerado "ficha suja". Em junho último, o parlamentar foi condenado pelo 5º Tribunal Regional Federal (TRF) a quatro anos e seis meses de reclusão, por irregularidades em convênio de R$ 320 mil entre a Prefeitura de Saboeiro e a Fundação Nacional de Saúde. Os recursos deveriam ter sido aplicados na construção de kits sanitários, quando ele era prefeito da cidade, o que não ocorreu.

No ano passado, Perboyre já havia tido a candidatura impugnada na Justiça Eleitoral ao tentar disputar a vaga de prefeito de Saboeiro. O impedimento decorreu de contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) e da União (TCU), referentes ao período em que ele comandava a prefeitura daquele município.

Ações judiciais

Além dos episódios que efetivamente culminaram em condenações, outros parlamentares, mesmo sem uma sentença já definida, estão envolvidos em ações judiciais. Em junho de 2013, o Ministério Público ofereceu uma denúncia contra o deputado Osmar Baquit (PSD) por suposto envolvimento em ataques a rádios e a uma emissora de TV no município de Quixadá. O parlamentar será julgado pelo Tribunal de Justiça do Ceará.

Segundo informações do site Transparência Brasil, pelo menos doze dos 22 deputados federais do Ceará já tiveram ocorrências na Justiça ou nos Tribunais de Contas. São eles Aníbal Gomes, Danilo Forte, Mário Feitoza, Gorete Pereira, Antonio Balhmann, Ariosto Holanda, Manoel Salviano, Raimundo Gomes de Matos, José Airton, José Guimarães, Arnon Bezerra e Genecias Noronha.

Em novembro de 2012, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, através da Meta 18, que os tribunais de Justiça estaduais julgassem, até o final deste ano, todos os processos de improbidade administrativa - ações que respondem por irregularidades na gestão pública - impetradas até dezembro de 2011.

No Ceará, o grupo especial formado para apreciar esses processos examinou 1.151 ações, com 545 despachos, 62 decisões, 237 sentenças e 307 exclusões. O Tribunal de Justiça do Ceará não soube informar quantas configuram condenações.

LORENA ALVES
REPÓRTER   

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Etufor anuncia aumento na frota de ônibus para o ENEM

Para auxiliar os estudantes que irão realizar as provas do Ensino Nacional do Ensino Médio, mais ônibus serão disponibilizados e 5 linhas serão reforçadas

No fim de semana em que será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dias 26 e 27 de outubro, a frota da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) receberá reforço. Os ônibus estarão distribuídos nos terminais da Parangaba, do Siqueira, do Antônio Bezerra, da Lagoa, do Conjunto Ceará, do Papicu e da Messejana.

 No sábado, primeiro dia de provas, 57 ônibus a mais serão disponibilizados. Já o domingo contará com 56 ônibus extras e um aumento na frota de 5 linhas específicas.

Confira quais são:

070- Cuca Barra/Parangaba/Centro

311- Castelão/Parangaba (rota 1)

328- Catelão/Parangaba (rota 2)

351- Jóquei/Bonsucesso

390- Parangaba/João Pessoa

Fonte: O povo
Hemoce pede ajuda aos doadores

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) faz alerta aos doadores, principalmente dos tipos sanguíneos A positivo, B positivo e AB positivo, pois o estoque vem apresentando diminuição no número de bolsas disponíveis.

Essa situação crítica, que acomete a todos os hemocentros do país, acontece, principalmente, durante o fim do ano. O Hemoce faz o chamado a todos os voluntários para que compareçam aos hemocentros do Estado e pratiquem essa boa ação.

E possível acompanhar o estoque do banco de sangue, que é atualizado diariamente, e os locais de coletas externas através do site oficial: www.hemoce.ce.gov.br.

Você pode fazer doações, em Fortaleza:

- Sede (Av. José Bastos, 3390): 7h30min às 18h30min

- Posto de Coleta do IJF (Rua Barão do Rio Branco, 1816): 7h30min às 18h30min

- Fórum Clóvis Beviláqua (Av. Des. Floriano Benevides, 220, Bairro Edson Queiroz – próx. a Av. Washington Soares): 9h às 17h

- Centro de Convivência (Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima, s/n Cambeba): 8h às 16h

Em Ipaumirim:

- Sindicato dos Trabalhadores Rurais: das 8h às 15h

Em Tamboril:

- Centro Administrativo Julieta Alves Timbó, CE 057, s/n, Vila Olga): 8h às 12h

Fonte: Diário do Nordeste
Ceará detém 83 projetos em leilão

Número de inscrições chega a 929 e bate recorde histórico. Eólica e solar possuem a maior parte da demanda
Fortaleza/Rio. A grande oferta de empreendimentos de energia eólica e solar fez com que as inscrições de projetos para o leilão de energia, previsto para 13 de dezembro, batessem recorde histórico em número e no volume de energia que poderá ser negociado. Somente o Ceará foi responsável por 83 inscrições, das quais 73 são destinadas à energia eólica, nove para fotovoltaica e outra para uma termelétrica a gás natural.

O leilão acontecerá no dia 13 de dezembro e apresentou número recorde de inscritos
FOTO: NATINHO RODRIGUES


Ao todo foram 929 projetos, sendo 670 de parques eólicos e 152 de geração solar fotovoltaica. O volume total de energia inscrita, que ainda passará por um processo de habilitação, também foi recorde, atingindo 35.067 megawatts. O leilão de dezembro é o segundo do ano para entrega de energia em 2018 (A-5). Este foi o maior número de inscritos e de oferta de energia desde 2005, quando os leilões passaram a acontecer.

Estados mais interessados

Os projetos estão localizados praticamente em todos os estados do País, com destaque para a oferta de usinas eólicas na Bahia (239), onde também poderão ser realizados 84 empreendimentos de energia solar e outros oito de energia heliotérmica (aquela que transforma a energia solar em térmica).

No último leilão de energia eólica, em agosto, o preço médio do megawatt-hora ficou em R$ 110,51, bem próximo do obtido pelas usinas hidrelétricas (R$ 109,40 o MWh). Também estão inscritos para o leilão de dezembro 10 projetos de energia solar heliotérmica; 11 hidrelétricas; 40 pequenas centrais hidrelétricas; 22 termelétricas a biomassa; 16 termelétricas a gás natural; 6 termelétricas a carvão e duas termelétricas a biogás.

Solar

Este será o segundo leilão no país a oferecer projetos de energia solar, uma tecnologia ainda cara no Brasil. Especialistas apostam no entanto que a solar terá o mesmo destino da energia eólica, cujo preço atualmente acaba se equiparando ao praticado nas hidrelétricas.

Para o primeiro leilão de energia solar, que será realizado em 18 de novembro, o preço estipulado foi de R$ 126 por megawatt-hora, contra especulações de mercado de um preço justo de R$ 160 o MWh.

A previsão também é de que nenhuma usina solar seja vendida em novembro, principalmente por conta do preço baixo, jogando assim as expectativas para o segundo leilão de dezembro, com um possível ajuste do preço da energia.

Os maiores projetos de energia solar, aliás, estão no estado da Bahia, somando 2.063 megawatts (84 projetos).

Outras opções
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), também poderão obter projetos de matriz solar os estados de Minas Gerais (325 MW); Rio Grande do Norte (265 MW); Paraíba (254 MW); São Paulo (187 MW); Tocantins (165 MW); Piauí (142 MW); Ceará (105 MW); Goiás (35 MW) e Rondônia (30 MW), assim como Pernambuco (29 MW).

"Essa grande oferta potencial nos traz bastante tranquilidade, pois acaba assegurando uma quantidade de projetos mais do que suficiente para atender à demanda de energia elétrica no ano de 2018", avaliou o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, ao avaliar os número de inscrições para o leilão.

Fonte: Diário do Nordeste
Música, fé e carisma

De volta a Fortaleza, Padre Reginaldo Manzotti participa da sexta edição do "Evangelizar" que acontece amanhã, no Aterro da Praia de Iracema. No domingo, ele lança o novo disco, "Faça-me Crer", em apresentação única, no Ginásio Paulo Sarasate

Depois do sucesso do disco "Milhões de Vozes", gravado ao vivo no Aterro da Praia de Iracema, em 2011, o Padre Reginaldo Manzotti retorna a Fortaleza para um encontro duplo com os fieis cearenses.

Com treze músicas, Padre Reginaldo Manzotti lança seu novo disco em Fortaleza, "Faça-me Crer", no domingo. No sábado, ele celebra missa no Aterro da Praia de Iracema
FOTO: JOSÉ LEOMAR

Amanhã, dia 26, o sacerdote é a grande atração da sexta edição do "Evangelizar". Com a temática "Heróis da fé: promotores da vida e da cultura", o evento, que tem início ao meio-dia, contará com a presença do Padre João Carlos e Frei Jurandir, além das apresentação da cantora Elba Ramalho, da dupla cearense Italo e Renno, Izaias Luciano e do músico Dunga, da Comunidade Canção Nova. Por fim, às 18h, Reginaldo Manzotti celebrará uma missa.

No domingo, dia 27, no Ginásio Paulo Sarasate, o sacerdote lança o nono disco da carreira, "Faça-me Crer". À venda nas lojas de todo o Brasil, o novo trabalho, que conta com 13 faixas, sendo oito inéditas e cinco regravações, apresenta canções com um tom mais reflexivo e intimista, mas mantém a aposta em arranjos modernos.

Parcerias

"Faça-me Crer" ainda traz as participações do cantor Luan Santana, em "Semeando estrelas", e de Neguinho da Beija-Flor, em "Obrigado, Jesus". "Eu quis fazer um CD bem eclético, por isso chamamos artistas seculares. Foi uma experiência muito interessante", disse Reginaldo, sobre a participação dos cantores no projeto.

E completa: "O Luan é uma pessoa muito dócil, ele cantou pro Papa [na Jornada Mundial da Juventude], inclusive. Brotou uma amizade e eu o convidei. A música que eu cantei com ele é do Nando Cordel, um grande compositor. Creio que ficou muito bonito o dueto".

Sobre a parceria com o Neguinho da Beija-Flor, ele explica: "O Neguinho me mandou a música e disse que teria imenso prazer em gravar comigo. E eu fui procurar a história por traz da letra. Eu não sabia, mas ele passou por uma superação e se recuperou de um câncer".

Participação ativa

O religioso também fez questão de falar sobre a experiência de participar da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em julho, no Rio de Janeiro. "Foi incrível. Eu tive dois momentos fortes. O primeiro foi poder cantar para o Papa na missa de envio. O segundo foi a experiência de estar no meio do povo, apesar do frio e da chuva. Participei da Via Sacra ali embaixo, então pude sentir aquele fervor, aquele ânimo, o entusiasmo dos jovens. Foi gratificante. Foram 3,7 milhões de pessoas participando do evento. Isso significa que o povo não é só católico, mas tem sede de Deus e quer lideranças positivas", afirma.

Ativo nas redes sociais, Reginaldo Manzotti diz estar se surpreendendo positivamente com o Facebook. "Confesso que tive muita resistência com as redes sociais. Nunca achei que fosse interessante pra mim. Só que eu estou positivamente surpreso. Outro dia encontrei com uma senhora de 82 anos e ela disse: ´Seu Padre, tive que aprender a mexer no computador por conta do senhor, fiz meu neto me ensinar´. Os jovens também estão muito presentes. É crescente o número de pessoas que estão participando dessa obra de evangelização", diz.

Apesar de cantor, Reginaldo faz questão de dizer que é "padre 25 horas por dias" e que usa a música como um instrumento de evangelização. "Meu propósito não é cair pro lado artístico. Que ninguém seja seguidor do Padre Reginaldo, seja seguidor de Jesus Cristo. As pessoas vêm a mim por aquilo que eu represento, não pela cor dos meu olhos. Elas vêm a mim pelo que eu falo. Meu olhar está no céu e o coração no povo", finaliza.

Mais informações
VI Evangelizar
Sábado, 26, a partir do meio-dia, no Aterro da Praia de Iracema. Entrada gratuita. (3454.1888).
Padre Reginaldo Manzotti lança disco "Faça-me Crer"
Domingo, 27, às 17h, no Ginásio Paulo Sarasate. (Rua Ildefonso Albano, 2050 - Aldeota). Para ter acesso ao show, os interessados devem comprar o disco nas Lojas Americanas do Montese. (3452.5897).

Jacqueline NóbregaRepórter   

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Enem 2013

Mais de mil alunos estão sem o cartão do Enem

A prova ocorre no sábado, 26, e domingo, 27, em 15 mil pontos em todo o País

Pouco mais de mil alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não foram encontrados pelo Ministério da Educação (MEC) e precisam receber o cartão de ingresso. A avaliação, marcada para o próximo fim de semana, exige que os estudantes apresentem o cartão e um documento com foto.

NEsta segunda-feria, 21, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que os mais de sete milhões de cadernos de provas já estão impressos e sob a proteção da Polícia Federal nos estados onde serão aplicadas. Depois de um histórico de dificuldades de segurança desde 2010, quando um exemplar da prova foi roubado, Mercadante diz que este ano dificilmente haverá incidentes.

A prova ocorre no sábado, 26, e domingo, 27, em 15 mil pontos em todo o País. O MEC alerta os candidatos para chegarem com antecedência.

Fonte: O povo

Vaticano suspende o 'bispo esbanjador' alemão

A decisão do papa Francisco foi tomada depois que ele recebeu na segunda-feira no Vaticano o bispo alemão, alvo de críticas por sua vida de luxo. Muitos alemães exigem sua renúncia

O Vaticano suspendeu até nova ordem o "bispo esbanjador" alemão, monsenhor Franz-Peter Tebartz-van Elst, da cidade de Limburgo (sudeste da Alemanha), que provocou escândalo por seu gosto pelo luxo.

"A Santa Sé considera oportuno autorizar que o monsenhor Tebartz-van Elst deixe durante um período a diocese, à espera do resultado da investigação da Igreja alemã", afirma o Vaticano em um comunicado.

A decisão do papa Francisco foi tomada depois que ele recebeu na segunda-feira no Vaticano o bispo alemão, alvo de críticas por sua vida de luxo. Muitos alemães exigem sua renúncia.

O pontífice também recebeu na semana passada o cardeal alemão Joachim Meisner, da diocese de Colonia e próximo ao polêmico bispo, e outros expoentes da igreja alemã, como Robert Zollitsch, presidente da Conferência Episcopal Alemã, com os quais abordou o delicado escândalo.

O papa será informado "de forma permanente e objetiva" sobre a investigação, afirma o comunicado, no qual o chefe da Igreja Católica determina que Zollitsch assuma o comando da diocese "a partir desta quarta-feira".

Tebartz-van Elst, de 53 anos, foi acusado de ter ordenado a construção de uma onerosa sede episcopal, com museu, sala de conferências, capela e apartamentos privados.

O projeto, decidido por seu antecessor, custava 5,5 milhões de euros, mas os gastos da obra aumentaram consideravelmente, alcançando 31 milhões de euros.

Segundo os meios de comunicação alemães, o religioso gastou para sua banheira pessoal 15.000 euros, sem falar de uma sala de jantar de 63 metros quadrados de quase três milhões de euros.
Em setembro, o Vaticano enviou a Limburgo o cardeal italiano Giovanni Lajolo, que deve elaborar um relatório.

O caso do "servidor mais caro de Deus", como foi apelidado, gera muito interesse na Alemanha, país onde as igrejas se beneficiam de um imposto, razão pela qual gozam de fundos consideráveis.
A Igreja Católica alemã, entre as mais ricas do mundo, costuma financiar muitas associações, escolas, missões e projetos de desenvolvimento.

Desde que foi eleito papa, Francisco, que deseja impulsionar uma igreja pobre para os pobres, não tomou medidas especiais contra o fenômeno, mas aceitou a renúncia de um bispo esloveno considerado também um esbanjador e se comprometeu a reformar as controversas finanças internas da Santa Sé.

Fonte: O povo