terça-feira, 1 de outubro de 2013

Outubro Rosa tenta conter avanço do câncer na Capital

 

Números de 2013 já são maiores que os casos registrados em todo o ano de 2012


Adicionar legenda
A chegada do mês de outubro marca o início de uma das mais importantes campanhas existentes na prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa engloba um conjunto de ações e atividades em todo o mundo visando alertar à sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância de um diagnóstico precoce de casos de câncer de mama, que é um dos tipos que mais matam pessoas do sexo feminino e que, ao contrário do que muitos pensam, também pode atingir os homens.

Assim como aconteceu em 2012, Catedral de Fortaleza ficará iluminada em cor-de-rosa, numa homenagem ao Outubro Rosa FOTO: FABIANE DE PAULA
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde até o final de setembro deste ano, 479 pessoas já foram detectadas com a doença em Fortaleza. O número representa um avanço de diagnósticos do caso em relação ao ano de 2012 inteiro, onde 471 pessoas descobriram ter câncer de mama na Capital cearense. O órgão também informa que, na Capital, 8.787 exames de mamografia são realizados mensalmente e que não existe fila de espera para o procedimento.
Os primeiros passos para quem deseja um diagnóstico preciso na Capital é procurar os núcleos de atenção básica, como os postos de saúde. Caso uma mamografia seja solicitada, o paciente precisa buscar os núcleos de atenção secundária, como os hospitais. Em Fortaleza, o Hospital da Mulher e o Hospital Distrital Gonzaga Mota realizam o exame e também pequenas cirurgias de remoção de tumores. Já o tratamento específico do câncer de mama e cirurgias mais complexas são realizadas em hospitais conveniados, como o Instituto do Câncer do Ceará.
Prédios públicos e pontos turísticos serão iluminados na cor-de-rosa
O Outubro Rosa também terá diversas ações da prefeitura de Fortaleza. Uma destas ações em homenagem ao evento é a iluminação de alguns prédios públicos e pontos turísticos da cidade. O Instituto Dr. José Frota (IJF), a Casa Amarela, as Estátuas de Iracema e a Catedral receberão iluminação cor-de-rosa, servindo de alerta para a prevenção do câncer de mama.
Nesta terça (1º), às 17h, o lançamento da campanha acontecerá no IJF. O evento contará com a presença da banda de música do Exército e a presença de diversas autoridades. O hospital também será palco de várias ações de conscientização, como apresentações monitoradas realizadas pelo Sesc e rodas de conversa. Além disso, acontecerá uma palestra ministrada pela  ginecologista e obstetra Ilná Escócia sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
Mais de 1.700 pessoas devem ter doença diagnosticada este ano no Ceará
No Ceará, 499 pessoas vieram a óbito, vítimas da doença, em 2010. Deste número, 492 eram mulheres e apenas 7 eram homens. Já em 2011, 491 mulheres e 7 homens morreram com câncer de mama. Segundo a assessoria de comunicação de Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), os números referentes ao ano de 2012 ainda não foram fechados.
A previsão para 2013, entretanto, assusta. Segundo a Sesa, 1.770 pessoas devem ser diagnosticadas com câncer de mama durante este ano. Só em Fortaleza, 770 pessoas devem descobrir que têm a doença.

Alguns fatores, de acordo com a secretaria, aumentam o risco de contrair câncer de mama:
- Mulheres com história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos);
- Menopausa tardia (após os 50 anos);
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Nuliparidade e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais de cinco anos.
Outros fatores de risco que podem desencadear a doença são a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 40 anos; a ingestão regular de bebida alcoólica, mesmo que em quantidade moderada (30g/dia); obesidade, principalmente quando o aumento de peso se dá após a menopausa e o sedentarismo. Por outro lado, atividades físicas regulares e o aleitamento materno exclusivos são considerados fatores protetores contra o câncer de mama.
Como iniciou o Outubro Rosa
O movimento surgiu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1990, com a 1ª Corrida pela Cura. Desde então, o evento vem sendo realizado anualmente na cidade. No Ceará, o Outubro Rosa existe há 5 anos e dura o mês inteiro. A cor rosa, que simboliza a campanha, significa no mundo inteiro a união de todos em prol da saúde feminina.
Confira no hotsite do Portal Verdes Mares uma página especial que tira as principais dúvidas sobre o câncer de mama, além de oferecer dicas sobre o tema e as informações sobre a programação do Outubro Rosa em Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário