sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Descontos para garantir movimento

                                                                                                                                       

Além dos preços mais em conta, as lojas também estão oferecendo condições especiais de pagamento

                                                         



Image-0-Artigo-1774732-1
Durante todo o mês de janeiro, época de baixo fluxo de clientes para o comércio varejista, lojas de shoppings e também de rua de Fortaleza estão com descontos em diversos setores
          
Começo de ano sempre traz boas oportunidades para quem gosta de aproveitar as queimas de estoques e saldões feitos por lojas, hipermercados e shoppings. E neste ano não deve ser diferente. Passado o período de compras de fim de ano, o comércio varejista deu início à temporada de liquidações. Durante este mês, os descontos prometidos pelos lojistas podem chegar a até 70%.

Para o comércio, o momento também é uma forma de criar movimento num período de consumo fraco. Após um ano sem grandes vendas, os comerciantes estão preocupados com a trocar de estoque, principalmente nos setores de vestuário e calçados, que trabalham com coleções sazonais. Por isso, a meta dos lojistas é diminuir os estoques e garantir a movimentação do comércio no início de 2015.

"As liquidações neste período já são tradicionais. No entanto, após um ano ruim para o comércio, os depósitos das fábricas estão cheios de produtos. Com o estoque cheio, as fábricas estão vendendo mais barato para o lojista, que repassa os produtos com preços menores para o consumidor", afirma Cid Alves, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas).

'Liquidação Fantástica'

O Magazine Luiza, por exemplo, promove nesta sexta-feira (9) a tradicional "Liquidação Fantástica". Nesta edição, as lojas cearenses abrirão suas portas às 5h. Cerca de três milhões de produtos de setores como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos e informática estarão com descontos de até 70%.

Durante a ação, o site do Magazine Luiza não estará ativo e iniciará suas operações com grandes promoções após o fechamento das lojas. Além dos preços mais em conta, as lojas também estão oferecendo condições especiais de pagamento. Desde o dia 2 de janeiro, as redes Casas Bahia e Ponto Frio também iniciaram a liquidação que vai até domingo (11). A Casas Bahia oferece desconto de 50% e parcela em 10 vezes sem juros no cartão. No Ponto Frio, é possível dividir o pagamento em até 14 vezes.

Vestuário e beleza

Enquanto novas coleções não chegam às araras, o que ocorre normalmente em fevereiro ou março, é possível arrematar itens com até 70% de desconto em lojas de vestuário espalhadas por Fortaleza.
Lojas de departamento como Riachuelo, C&A e Marisa estão com ofertas de até 60% durante o mês de janeiro. Além dessas, outras lojas de vestuário como Renner, Maresia, Skyler, Esplanada, Produção e Dona Florinda também estão com descontos neste mês.

Já O Boticário começou o ano oferecendo descontos de até 30%. Mais de 500 produtos de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais participam da Super Liqui Viva Linda que segue até o dia 25 deste mês.

Shoppings também aderem

A tradicional liquidação "Etiqueta Amarela" do Shopping Iguatemi começou nesta quinta-feira (8) e deve seguir até o próximo dia 11. Durante o período, diversas ações selecionadas nas lojas participantes estarão com descontos de até 70%. Segundo a gerente de marketing do shopping, Rachel Mendonça, já é uma tradição do varejo cortar preços após o período de Natal e Réveillon. "O Iguatemi dá uma força aos lojistas, organizando melhor e divulgando ainda mais esse momento de vendas, com bons descontos", explica.

A expectativa do shopping é gerar incremento de 10% nas vendas e no fluxo de clientes durante a liquidação, em relação a outros dias do mês. "Teremos cerca de dois terços das lojas de roupas, calçados e acessórios com descontos", conta Rachel.
A partir da segunda quinzena deste mês, será a vez do RioMar Fortaleza promover o Liquida RioMar. No período, os lojistas do centro de compras oferecerão descontos de até 70%.

No Shopping Parangaba, o "Liquida Mais" está previsto para começar neste mês e deve oferecer até 70% de descontos nas lojas. Já o North Shopping Fortaleza, North Shopping Maracanaú, North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping, empreendimentos do grupo Ancar Ivanhoe no Ceará, estimam que cerca de 50% dos estabelecimentos localizadas nos centros de compras estão com liquidações.

Consumidor precisa ficar atento

Os valores convidativos nas liquidações de início de ano podem esconder detalhes que o consumidor precisa estar atento. Antes de sair comprando, de acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), é preciso avaliar os produtos desejados e adquirir somente itens necessários por preços justos, e que correspondam à oferta ou à publicidade anunciada.

Fazer pesquisas de preços em diversos estabelecimentos é uma das orientações da entidade. Isso porque, segundo a Proteste, em alguns casos, os anúncios chegam a apontar produtos com desconto de até 70%, mas é necessário ver se o abatimento não é sobre preços inflados.

Outra orientação é não comprar por impulso, pois a mercadoria pode não ter utilidade para o consumidor. Conforme a entidade, compras por impulso são vilãs que podem comprometer o orçamento familiar.

Endividamento

Para o Serasa, as ofertas podem ser tentadoras, no entanto, compras desnecessárias podem descontrolar o orçamento doméstico e levar o consumidor ao superendividamento. "O cidadão precisa lembrar que acabou de passar pelas festas de fim do ano, época em que os gastos são maiores. Muita gente ainda vai pagar a fatura do cartão de crédito das compras feitas em dezembro. Além disso, os primeiros meses concentram mais pagamentos, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar", diz o superintendente do Serasa Consumidor, Júlio Leandro. Fazer uma lista dos itens que precisa comprar pode ajudar a evitar gastos por impulso.

Antes de se deixar seduzir pelas ofertas, o consumidor deve ainda priorizar o pagamento das dívidas assumidas no ano passado e saber se há folga no orçamento para fazer novas compras. Para isso, é necessário fazer as contas e relacionar as dívidas que já carrega para 2015.

Golpes

Se proteger contra golpes também é uma das recomendações. "O cidadão precisa estar seguro ao comprar um produto que será entregue posteriormente para não ser tornar vítima de fraudes, como receber algo inferior no lugar do que foi comprado ou, pior, ficar sem nenhuma mercadoria", alerta Júlio.

Raíssa Hilgenberg
Repórter
X
Fonte: Diário do Nordeste


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário