Asteroide maior que o Pão de Açúcar passará próximo à Terra
O asteroide 2004 BL86 vai passar tão perto da Terra que será possível acompanhá-lo com simples telescópios ou com uns bons binóculos.
Ele tem 500 metros de diâmetro (maior que o morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro) e passará a cerca de 1,2 milhões de quilômetros do planeta. Estará tão próximo, que será uma oportunidade única para o estudar, segundo um cientista da NASA.
“Apesar de não ser uma ameaça para a Terra num futuro próximo, é uma distância relativamente próxima de um asteroide relativamente grande, por isso, é uma oportunidade única para observar e aprender mais”, salientou Don Yeomans, da NASA. Yeomans acrescentou que não haverá nenhuma aproximação idêntica durante pelo menos 200 anos.
Astro quase desconhecido
Descoberto no dia 30 de janeiro de 2004 por um telescópio situado no Novo México (EUA), pouco se sabe sobre o 2004 BL86.
“Quando tivermos a informação do radar no dia seguinte à passagem, teremos as primeiras imagens detalhadas. De momento, pouco sabemos sobre o asteroide, por isso deveremos ter surpresas”, realçou o astrônomo Lance Benner, citado pela NASA.
Fonte: Diário de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário