Regra de reajuste do mínimo não mudará
Brasília. Depois de endurecer as regras de acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários e receber críticas de sindicalistas, a presidente Dilma Rousseff mandou sua equipe divulgar que será mantida a regra atual de correção do salário mínimo, que termina neste ano. A norma prevê a correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor do ano anterior, mais um aumento real equivalente ao crescimento do Produto Interno Bruto de dois anos antes.
A decisão foi tomada depois de a presidente ler e não gostar das declarações de seu novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, de que o governo iria enviar uma nova regra de reajuste do salário mínimo ao Congresso Nacional.
No sábado (3), ela determinou que Barbosa divulgasse a nota. Nela, o ministro “esclarece que a proposta de valorização do salário mínimo a partir de 2016 seguirá a regra de reajuste atualmente vigente”, acrescentando que “essa proposta requer um novo projeto de lei, que deverá ser enviado ao Congresso ao longo deste ano”. Na transmissão de cargo no dia 2, Barbosa havia afirmado: “Vamos propor uma nova regra para 2016 a 2019”.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário