Todas as faixas exclusivas são passíveis de multas na Capital
Agentes que flagrarem desrespeito pelos condutores poderão multá-los, mesmo sem fiscalização eletrônica
Fortaleza encerrou o ano de 2014 com 54,2 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte coletivo em funcionamento. Mesmo as vias onde a fiscalização eletrônica ainda não estão em operação estão passíveis da fiscalização móvel, pelos agentes de trânsito.
Última das vias a receber a sinalização no ano passado, a Av. Perimetral, no trecho localizado entre a rodovia BR-116 e a Av. Juscelino Kubitschek, completou, ontem, o período educativo de 15 dias.
Dessa forma, a partir de hoje, os motoristas que trafegarem na faixa exclusiva já poderão ser multados. Neste primeiro momento, haverá apenas a fiscalização móvel, ou seja, caso um agente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) flagre um veículo trafegando irregularmente sobre a faixa, ele tem o poder de aplicar a multa.
Equipamentos
O mesmo acontece em outras vias da Capital que ainda estão finalizando a implantação dos equipamentos eletrônicos, como é o caso das avenidas José Bastos, Domingos Olímpio, Carapinima e Bernardo Manuel.
Apenas as avenidas Dom Luís, Santos Dumont e a Avenida da Universidade estão efetivamente praticando a fiscalização eletrônica. A Avenida Bezerra de Menezes permanece com os equipamentos desligados em virtude das obras no decorrer da via para a implantação das estações do BRS.
Sobre a implantação da fiscalização eletrônica nas faixas exclusivas para ônibus, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informa que já concluiu a instalação dos equipamentos nas avenidas Carapinima, Domingos Olímpio e Antônio Sales, faltando apenas a conclusão da parte elétrica e de informática. Os primeiros equipamentos devem estar rodando no fim do mês de janeiro na Avenida Antônio Sales. Já na Avenida Carapinima e na Avenida Domingos Olímpio, a previsão é que a fiscalização eletrônica comece em fevereiro.
Conversões
A AMC ressalta que podem trafegar nas faixas apenas ônibus, vans, táxis e transporte escolar. Os demais veículos só devem adentrá-las para fazer conversões à direita ou acesso ao lote. Ao utilizar a faixa exclusiva, o condutor deve fazer a transposição pela linha pontilhada.
A orientação é que o condutor fique atento, pois não pode passar por dois equipamentos de fiscalização consecutivos.
O motorista de veículo particular que for flagrado trafegando irregularmente pelas faixas exclusivas gera uma infração leve, com multa de R$53,20, além de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Conforme Ezequiel Dantas, engenheiro e técnico da Prefeitura de Fortaleza, apesar de o programa de faixas exclusivas do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt) estar em funcionamento desde agosto de 2014, ainda é necessário penalizar os motoristas para que haja respeitos aos corredores exclusivos.
"À medida que o programa foi avançando, o respeito dos motoristas foi aumentando, tanto que diminuimos de 60 para 15 dias o período educativo. Porém, em Fortaleza a gente ainda vê muitos absurdos no trânsito. Quando há uma fiscalização, e o infrator pode receber uma multa, há um respeito maior", alega o engenheiro da AMC.
A Prefeitura já calcula os benefícios no trânsito resultantes da implantação dos corredores. O aumento na velocidade dos ônibus é a principal delas. Na Av. Santos Dumont, por exemplo, o ganho de velocidade para o transporte público foi de 207% no pico da tarde (entre 17h e 19h). Já na Avenida Dom Luís o aumento foi de 144% no mesmo período.
"O principal foco do programa é o aumento da velocidade operacional. Com isso, diminui o tempo de espera dos usuários e a superlotação dos ônibus", aponta Ezequiel Dantas. Estudos preliminares apontam um aumento de velocidade dos coletivos de 70% na Avenida da Universidade e de 120% na Avenida Carapinima.
Em janeiro, a Prefeitura deverá implantar mais 8,4 quilômetros de faixa exclusiva na Avenida Perimetral. Até julho, o Paitt pretende implantar um total de 122 quilômetros de faixas para transporte coletivo na Capital. Avenidas como Engenheiro Santana Júnior, Washington Soares, Abolição e Governador Raul Barbosa são algumas das demais vias que serão contempladas com os corredores.
Fiscalização eletrônica
Implantação em curso
1) Carapinima
2) Domingos Olímpio
3) Antônio Sales
Implantação a ser iniciada
1) José Bastos
2) Bernardo Manuel
Implantação concluída
1) Bezerra de Menezes
2) Santos Dumont
3) Dom Luís
Fonte: Diário do Nordeste
Última das vias a receber a sinalização no ano passado, a Av. Perimetral, no trecho localizado entre a rodovia BR-116 e a Av. Juscelino Kubitschek, completou, ontem, o período educativo de 15 dias.
Dessa forma, a partir de hoje, os motoristas que trafegarem na faixa exclusiva já poderão ser multados. Neste primeiro momento, haverá apenas a fiscalização móvel, ou seja, caso um agente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) flagre um veículo trafegando irregularmente sobre a faixa, ele tem o poder de aplicar a multa.
Equipamentos
O mesmo acontece em outras vias da Capital que ainda estão finalizando a implantação dos equipamentos eletrônicos, como é o caso das avenidas José Bastos, Domingos Olímpio, Carapinima e Bernardo Manuel.
Apenas as avenidas Dom Luís, Santos Dumont e a Avenida da Universidade estão efetivamente praticando a fiscalização eletrônica. A Avenida Bezerra de Menezes permanece com os equipamentos desligados em virtude das obras no decorrer da via para a implantação das estações do BRS.
Sobre a implantação da fiscalização eletrônica nas faixas exclusivas para ônibus, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informa que já concluiu a instalação dos equipamentos nas avenidas Carapinima, Domingos Olímpio e Antônio Sales, faltando apenas a conclusão da parte elétrica e de informática. Os primeiros equipamentos devem estar rodando no fim do mês de janeiro na Avenida Antônio Sales. Já na Avenida Carapinima e na Avenida Domingos Olímpio, a previsão é que a fiscalização eletrônica comece em fevereiro.
Conversões
A AMC ressalta que podem trafegar nas faixas apenas ônibus, vans, táxis e transporte escolar. Os demais veículos só devem adentrá-las para fazer conversões à direita ou acesso ao lote. Ao utilizar a faixa exclusiva, o condutor deve fazer a transposição pela linha pontilhada.
A orientação é que o condutor fique atento, pois não pode passar por dois equipamentos de fiscalização consecutivos.
O motorista de veículo particular que for flagrado trafegando irregularmente pelas faixas exclusivas gera uma infração leve, com multa de R$53,20, além de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Conforme Ezequiel Dantas, engenheiro e técnico da Prefeitura de Fortaleza, apesar de o programa de faixas exclusivas do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt) estar em funcionamento desde agosto de 2014, ainda é necessário penalizar os motoristas para que haja respeitos aos corredores exclusivos.
"À medida que o programa foi avançando, o respeito dos motoristas foi aumentando, tanto que diminuimos de 60 para 15 dias o período educativo. Porém, em Fortaleza a gente ainda vê muitos absurdos no trânsito. Quando há uma fiscalização, e o infrator pode receber uma multa, há um respeito maior", alega o engenheiro da AMC.
A Prefeitura já calcula os benefícios no trânsito resultantes da implantação dos corredores. O aumento na velocidade dos ônibus é a principal delas. Na Av. Santos Dumont, por exemplo, o ganho de velocidade para o transporte público foi de 207% no pico da tarde (entre 17h e 19h). Já na Avenida Dom Luís o aumento foi de 144% no mesmo período.
"O principal foco do programa é o aumento da velocidade operacional. Com isso, diminui o tempo de espera dos usuários e a superlotação dos ônibus", aponta Ezequiel Dantas. Estudos preliminares apontam um aumento de velocidade dos coletivos de 70% na Avenida da Universidade e de 120% na Avenida Carapinima.
Em janeiro, a Prefeitura deverá implantar mais 8,4 quilômetros de faixa exclusiva na Avenida Perimetral. Até julho, o Paitt pretende implantar um total de 122 quilômetros de faixas para transporte coletivo na Capital. Avenidas como Engenheiro Santana Júnior, Washington Soares, Abolição e Governador Raul Barbosa são algumas das demais vias que serão contempladas com os corredores.
Fiscalização eletrônica
Implantação em curso
1) Carapinima
2) Domingos Olímpio
3) Antônio Sales
Implantação a ser iniciada
1) José Bastos
2) Bernardo Manuel
Implantação concluída
1) Bezerra de Menezes
2) Santos Dumont
3) Dom Luís
Fonte: Diário do Nordeste
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